Terra

Representantes das brigadas populares protestam em BH

Representantes das brigadas populares de Santa Luzia e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizavam, às 15h desta segunda-feira (12), um protesto em frente à Cidade Administrativa, na capital. O grupo pede a suspensão provisória da ordem de despejo das mais de 200 famílias que ocupam os terrenos , marcada para esta terça-feira (13).

Com despejo marcado para hoje, 153 famílias se recusam a deixar casas

As 153 famílias que há um ano e dois meses ocupam uma área no bairro Portal da Lagoa, em Campo Grande, se organizam para evitar o despejo, marcado para hoje (5).

Após ordem de despejo, famílias ocupam área no Taquari em Palmas

Cerca de 300 famílias que ocupavam uma área no setor União Sul, em Palmas, há um ano, se deslocaram para um terreno no Jardim Taquari por causa de uma ordem de despejo. A nova área escolhida por eles não tem infraestrutura, água ou energia.

Especulação imobiliária faz moradores se mudarem de favelas da Zona Sul do Rio

Um fato que vem gerando incômodo para os moradores mais antigos são os grandes empresários, que compram áreas inteiras para construir grandes empreendimentos. No Vidigal, favela famosa pela vista para o mar de São Conrado e pelos grupos culturais que abriga, a comunidade já organiza ciclos de debates para discutir o fenômeno da gentrificação. Ouça a reportagem completa abaixo:

Comunidade quilombola terá acesso por fora da base

Na manhã de quinta-feira, 20, a relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik, encontrou-se com o vice-almirante Antônio Monteiro Dias para discutir a situação do Rio dos Macacos.

Relatora da ONU chama atenção para violações ao direito à moradia adequada em Salvador

“Consciência de direitos, solidariedade entre as distintas formas de luta e resistência. Achei que isso estava perdido, mas foi isso que vi aqui entre as comunidades e organizações”, disse Raquel Rolnik, relatora do Conselho der Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada, após visita às comunidades Quilombo Rio dos Macacos, Ocupação Quilombo Paraíso, Saramandaia e Chácara Santo Antônio, na última sexta-feira, 21/02.

Relatora da ONU para problemas de moradia visita Salvador

Salvador recebe nesta quinta-feira, 20, a visita da urbanista e relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik. Ela visita comunidades que denunciam a violação dos seus direitos de moradia, como o Quilombo Rio dos Macacos (Base Naval de Aratu) e Saramandaia, onde três mil famílias têm suas casas ameaçadas pelo projeto da Linha Viva.

Mundial: polícias e moradores em confrontos junto ao Itaquerão

Polícias entraram em confronto com moradores que ocupavam um conjunto habitacional em Itaquera, bairro que será sede do Mundial2014 em São Paulo, no Brasil, durante uma ação de despejo.

Famílias vivem em ginásio há mais de dois meses após despejo em MT

Vinte e oito famílias que moravam no loteamento Jardim Esmeralda, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, estão vivendo em um ginásio de esportes no Bairro Jardim Glória 2, no município, há mais de dois meses. Cerca de 300 famílias foram despejadas da área durante o cumprimento de um mandado de reintegração de posse.

Ocupação por moradia digna quadruplica em SP

Em um terreno de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados, na zona sul da capital paulista, quase 8 mil famílias acampam em barracas de lona, desde o dia 29 de novembro, para reivindicar o direito à moradia digna.