Remoções forçadas

Morador de ocupação é preso e leva choque durante despejo na Grande BH

Um morador de uma ocupação foi preso e levou eletrochoque em Betim, na Grande BH, durante reintegração de posse do terreno. Imagens gravadas por um cinegrafista amador mostram o momento em que vários guardas formam um círculo em volta que Alves e é possível ouvir os choques.

Direito à Cidade x despejos no Rio de Janeiro

O pesquisador Erick Omena publicou artigo, no site da London School of Economics (LSE), sobre o Direito à Cidade no Brasil, em especial o processo de violação do direito à moradia de Vila Autódromo no Rio de Janeiro. Os processos de remoções já atingem a marca de 22 mil na capital fluminense.

Famílias da ocupação Copa do Povo prometem resistir à reintegração

As mais de 2,8 mil famílias sem-teto que ocupam, desde o último sábado, um terreno em Itaquera, zona leste paulistana, prometem resistir à ação de reintegração de posse determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Nota do MTST sobre ação de despejo contra a Copa do Povo

Leia nota da Coordenação Nacional do MTST sobre a decisão em primeira instância de reintegração de posse da Ocupação Copa do Povo, em São Paulo.

Despejo, ratos e sujeira; conheça desapropriados de Itaquera

De um lado, uma imponente construção orçada em quase R$ 1 bilhão, que movimenta 1500 funcionários 24 horas por dia e tem atraído os olhos do Brasil e do mundo nos últimos anos. Do outro, um amontoado de barracos que abriga exatas 1048 pessoas, todas vivendo em situação precária, muitas delas sem água, luz e quase nenhuma condição de higiene. Assim é a gritante disparidade entre a Arena Corinthians e a Vila da Paz, separados por 500 m de distância.

Remoção no Horto Florestal

Veja abaixo o registro de uma remoção realizada ontem, no Horto Florestal. Leia a carta aberta dos moradores do Horto aqui.

Grupo protesta por moradia na Prefeitura de Campinas

Um grupo de cerca de 200 pessoas, formado por movimentos sociais, protestou pelo direito à moradia, no Centro de Campinas (SP), na manhã desta terça-feira (8), Dia nacional de luta por moradia.

Comunidade quilombola terá acesso por fora da base

Na manhã de quinta-feira, 20, a relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik, encontrou-se com o vice-almirante Antônio Monteiro Dias para discutir a situação do Rio dos Macacos.

Relatora da ONU chama atenção para violações ao direito à moradia adequada em Salvador

“Consciência de direitos, solidariedade entre as distintas formas de luta e resistência. Achei que isso estava perdido, mas foi isso que vi aqui entre as comunidades e organizações”, disse Raquel Rolnik, relatora do Conselho der Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada, após visita às comunidades Quilombo Rio dos Macacos, Ocupação Quilombo Paraíso, Saramandaia e Chácara Santo Antônio, na última sexta-feira, 21/02.

Relatora da ONU para problemas de moradia visita Salvador

Salvador recebe nesta quinta-feira, 20, a visita da urbanista e relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik. Ela visita comunidades que denunciam a violação dos seus direitos de moradia, como o Quilombo Rio dos Macacos (Base Naval de Aratu) e Saramandaia, onde três mil famílias têm suas casas ameaçadas pelo projeto da Linha Viva.