Mulheres

Dependência econômica impede que vítimas deixem parceiros violentos, diz estudo

O relatório do Centro pelo Direito à Moradia contra Despejos (Cohre), intitulado “Um Lugar no Mundo”, analisa a questão da violência contra a mulher no Brasil, na Argentina e na Colômbia. Nesses países, diz o estudo, “a falta de acesso a uma moradia adequada, incluindo refúgios para mulheres que sofrem maus tratos, impede que as vítimas possam escapar de seus agressores”.

O direito das mulheres à moradia é fundamental para a efetivação de outros direitos – Boletim nº 32

A relatora aproveita este 8 de março para reafirmar que a garantia do direito à moradia adequada para as mulheres é fundamental para a efetivação de outros direitos e a promoção da autonomia em todas as esferas de suas vidas.

Ocupações de terra, prédios públicos e marchas marcam Jornada das Mulheres

Desde o dia 4 de março, as mulheres camponesas realizam a Jornada de Luta das Mulheres da Via Campesina, quando acontece uma série de atividades em todo o Brasil que relembram o 8 de março.

Este ano, a jornada leva o lema “Mulheres Sem Terra na luta contra o capital e pela soberania dos povos” e tem como objetivo denunciar o capital estrangeiro na agricultura por meio das empresas transnacionais, chamar a atenção da sociedade para o modelo destrutivo do agronegócio ao meio ambiente, a ameaça à soberania alimentar e a vida da população brasileira.

700 mulheres denunciam nesta manhã violações de obras da Copa do Mundo na Avenida Tronco, em Porto Alegre

Cerca de 700 mulheres da Via Campesina, MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados) e Levante realizam hoje a partir das 9h ato de denúncia na Avenida Tronco (com concentração na esquina da Rua Padre Nóbrega com a Avenida Cruzeiro), uma das obras da Copa realizada pela Prefeitura de Porto Alegre. As mulheres dos movimentos sociais se somam às moradoras da região para denunciar a violação de direitos humanos e sociais, marcada pelos despejos e remoções forçados das famílias, trazendo diversas consequências à população, especialmente para as mulheres. O ato de denúncia será realizado ao longo da Avenida Tronco.

Direito à moradia: a prioridade é delas

O direito está garantido na Portaria 610, do Ministério das Cidades. De acordo com a Lei 11.977, de 7 de julho de 2009, famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar têm prioridade nos programas de habitação popular. No Acre, esse direito tem sido preservado e muitas mulheres já foram beneficiadas. Segundo dados do governo federal, 47% dos contratos da primeira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida foram assinados por mulheres, e a nova regra revela a importância delas nas iniciativas sociais.

Balanço da atuação da Relatoria em 2012 – Boletim nº 30

A Relatoria começa o ano de 2013 em ritmo acelerado: no dia 4 de março, a relatora Raquel Rolnik apresentará ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, seus relatórios sobre as missões realizadas a Israel e a Ruanda, no ano passado, e também sobre a visita oficial ao Banco Mundial, realizada em 2010. Na ocasião, a relatora também apresentará uma primeira versão do relatório temático sobre segurança da posse.

Mulheres

Entre 2002 e 2006 a Relatoria empreendeu uma série de consultas com a sociedade civil sobre o acesso das mulheres à moradia. Além disso, a coleta de dados em visitas a países e a aplicação de questionário específico renderam três relatórios sobre o tema apresentados à Comissão de Direitos Humanos da ONU nos anos de […]

Mulheres e moradia

O direito à moradia adequada é claramente reconhecido nos instrumentos internacionais de direitos humanos, incluindo a Convenção Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, que prevê ” direito de toda pessoa a nível de vida adequado para si próprio e sua família, inclusive à alimentação, vestimenta e moradia adequadas, assim como a uma melhoria […]

Câmara aprova MP que altera regras do Programa Minha Casa, Minha Vida

20 de junho de 2012 A Medida Provisória (MP) 561 que altera regras do Programa Minha Casa, Minha Vida foi aprovada hoje (19) pela Câmara dos Deputados. A MP transfere a propriedade de imóveis financiados pelo programa para a mulher em caso de separação. A medida será encaminhada agora à apreciação do Senado Federal. A […]