Discriminação

Quilombolas disputam terra com Marinha na Bahia

Conexão mais viva com o passado da escravidão, as comunidades quilombolas tiveram o direito à titulação de terras estabelecido pela Constituição de 1988 – e regulamentado por um decreto dez anos atrás. Mas o caminho para obterem títulos de propriedade é lento e tortuoso.

Prefeitura francesa desaloja grande acampamento de ciganos

Um dos maiores acampamentos de ciganos da França, no qual moravam 800 pessoas, foi desalojado nesta quarta-feira (27) em Saint-Ouen, nas proximidades de Paris.

Fotos mostram luta de Guaranis-Kaiowás por sobrevivência na beira de estradas

Uma série de fotos feitas pela fotógrafa paulistana Rosa Gauditano mostra a luta pela sobrevivência de índios Guarani-Kaiowá na beira das estradas de Mato Grosso do Sul. Há hoje mais de 30 acampamentos indígenas nas rodovias do Estado, habitados, em grande parte, por Kaiowás.

ONU: ações da França sobre Romas têm que respeitar leis internacionais

Um grupo de especialistas em direitos humanos das Nações Unidas afirmou que a França tem que respeitar as leis internacionais e de não-discriminação na forma como lida com os povos Roma como são conhecidos os ciganos. Em comunicado, o grupo pediu ao Governo Francês que assegure que suas políticas e práticas sobre a expulsão dos Roma respeitem os padrões europeus e internacionais.

França desmantela acampamento de ciganos na cidade de Evry

27 de agosto de 2012 A polícia francesa acabou nesta segunda-feira com um acampamento de 72 ciganos romenos na cidade de Evry, próxima a Paris e que era governada até junho pelo atual ministro do Interior, Manuel Valls. De acordo com a Associação de Solidariedade com as Famílias dos Ciganos Romenos do Essonne (ASEFRR), 72 […]

Justiça francesa ordena desmantelamento de acampamentos ciganos

09 de agosto de 2012 Dois acampamentos irregulares de ciganos nos arredores da cidade francesa Lille foram desmantelados na manhã desta quinta-feira. Esta foi a segunda fez em uma semana que moradias ciganas são desfeitas por decisões judiciais, em um tema que suscita polêmica no país. Nesta manhã, as instalações em Hellemmes e Villeneuve d’Ascq, […]

Justiça decide que ambulantes podem continuar nas ruas de São Paulo

A juíza Carmen Cristina Teijeiro e Oliveira, em decisão desta segunda-feira (4), determinou “a suspensão de todos os atos administrativos de revogação e cassação de termos de permissão de uso (TPUs) formalizados neste ano na cidade”. A ação civil foi proposta pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo em conjunto com o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. Em caso de descumprimento da decisão judicial, a Prefeitura terá de pagar multa diária de R$ 200 mil.

Carta Aberta à População de Belo Belo Horizonte

23 de abril de 2012 Carta Aberta a População de Belo Belo Horizonte – Movimento Organizado de luta pela Moradia De Belo Horizonte “A Casa é condição necessária para que a pessoa possa nascer e desenvolver-se, ela é um bem muito maior do que um simples local para que possa voltar do trabalho, educar e […]

Relato sobre a ação da Guarda Civil Metropolitana, em conjunto com a Subprefeitura da Sé

Integrantes do grupo de teatro Companhia Auto-Retrato presenciaram, no dia 12 de abril, na Praça da Sé, um conjunto formado por Guardas Civis Metropolitanos (GCM) e funcionários da Subprefeitura da Sé promovendo a apreensão de objetos pessoais de algumas das pessoas que ali estavam. Aparentemente, o critério para a tomada dos objetos, das mãos de seus donos, era o fato destes pertencerem a pessoas que supostamente não têm residência.

Press Release: “Não vamos aceitar outra geração perdida de povos ciganos” – dizem relatores da ONU

“Não podemos aceitar mais uma geração perdida de meninas e meninos ciganos, cuja única expectativa é uma vida de pobreza, discriminação e exclusão, e cujos futuros são ditados por estereótipos negativos que comumente ficam impunes.”