Crise financeira

Espanha ainda despeja mais de 104 famílias por dia, mesmo com diminuição de ritmo

Nos primeiros nove meses de 2013, foram iniciados na Justiça espanhola um total de 58.604 processos de despejo. O número configura uma redução de 12,9% em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com dados de um relatório divulgado nesta sexta-feira (20/12) pelo Conselho Geral do Poder Judiciário da Espanha. Em média, são desalojadas à força pelo menos 104 famílias por dia.

Islândia corta até 24.000 euros nas hipotecas de cada família com empréstimos à habitação

O Governo islandês anunciou sábado ir cortar até 24.000 euros na hipoteca de cada família com empréstimos à habitação, uma promessa da campanha eleitoral apesar das advertências internacionais contra o plano.

JPMorgan Chase vai pagar 13 mil milhões de dólares por más práticas hipotecárias

O JPMorgan Chase e o Departamento de Justiça norte-americano chegaram a um acordo de princípio, sobre uma multa de 13 mil milhões de dólares (9,5 mil milhões de euros), devida pelo banco, por más práticas hipotecárias.

Tribunal Europeu paralisa despejo em cidade espanhola e exige garantias de Madri

O tribunal quer que o governo espanhol garanta moradia aos cerca de 50 moradores do edifício, incluindo 21 crianças, que vivem, atualmente, sem água quente, nem aquecedor. As famílias, em grande parte estrangeiras e em situação de pobreza, chegaram ao edifício há oito meses.

Relatório temático apresentado na Assembléia Geral

No dia 25 de outubro, a Relatora Especial apresentou seu relatório anual na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Saiba mais!

Protesto em Madri responsabiliza governo por onda de suicídios em função de despejos

A manifestação aconteceu na frente da EMVS (sigla em espanhol para Empresa Municipal de Moradia e Solo), estatal responsável por desapropriar imóveis de pessoas em débito financeiro. “Não são suicídios. São assassinatos”, bradaram os manifestantes, que acenderam velas e fizeram um minuto de silêncio em homenagem à Amparo.

Relatora Especial debate direito à moradia com o Banco Europeu de Investimento

Leia tudo sobre a visita da Relatora Especial à sede do Banco Europeu de Investimento, em Luxemburgo.

Relatora Especial participa de debate na Bélgica sobre moradia social

A Relatora participou de eventos sobre habitação social na Europa no mês de junho. Saiba mais sobre esses encontros aqui.

Grécia aprova lei para facilitar o pagamento das hipotecas

O parlamento grego aprovou na madrugada desta terça-feira uma lei que pretende facilitar o pagamento das hipotecas a pessoas com dificuldades económicas. A lei restringe-se aos assalariados, pensionistas e desempregados, estipulando que num período de 48 meses a mensalidade da hipoteca não deve superar os 30% do rendimento líquido do devedor.

O habitat cooperativo que enfrenta a crise financeira e imobiliária

Diante da rápida progressão da especulação imobiliária em escala internacional, cujos efeitos se fazem sentir sobretudo nos Estados Unidos e em um bom número de países europeus, especialmente no sul da Europa, a proposta dos encontros internacionais de Lyon, França (Ucly – 5 de julho de 2013) é começar um trabalho de comparação (e não de oposição) entre os modelos latino e anglo-saxão que reaparecem a partir da cooperação social e de sua tradução no âmbito do habitat economicamente acessível : “Community Land Trust ”, de um lado, e “cooperativas latinas ” de habitantes, do outro.