Estados Unidos

A relatora especial Raquel Rolnik esteve em missão nos Estados Unidos de 22 de outubro a 8 de novembro e manteve diálogo com diversas organizações do governo e da sociedade civil. Ela visitou as cidades de Washington DC, Nova York, Chicago, Nova Orleans, Los Angeles, Pacoima e a reserva indígena de Pine Ridge.

A relatora notou que milhões de americanos gastavam parcelas elevadas de seus salários para pagar alugueis e hipotecas, enfrentavam despejos e remoções forçadas e viviam em condições inadequadas de moradia, em um panorama intensificado pela crise financeira de 2008.

Ela destacou que os Estados Unidos têm uma história de compromisso com moradia decente, segura e adequada antiga e estabelecida, desde o National

Housing Act de 1934, que havia sido reduzido nas últimas décadas. A diminuição do financiamento público para moradia popular levou à queda da qualidade e estoque de habitações subsidiadas. Segundo a relatora, esforços significativos para remodelar o setor resultaram em uma piora na moradia da população mais pobre.

A relatora reconheceu que a nova administração federal estava mobilizada para enfrentar e resolver a crise de habitação e sugeriu a adoção de um leque de medidas diversas para garantir o direito à moradia e a adoção de um processo decisório participativo. A relatora agradeceu ao governo dos Estados Unidos pelo convite e celebrou sua abertura e apoio.

Veja aquiblog (não oficial) da missão feito pela sociedade civil.

Para ler o relatório (em espanhol), clique no botão verde abaixo.

Para ler em outros idiomas, clique aqui (selecione o idioma na coluna ‘Documents’)

Faça o download do arquivo

Os comentários estão desativados.