Olimpíadas, Copas do Mundo, Jogos Panamericanos e outros eventos dessa natureza oferecem grandes oportunidades para reorganizar o espaço urbano. Mas nem sempre os investimentos bilionários se revertem em uma cidade mais justa e com mais moradia.Este será o tema do próximo relatório a ser apresentado pela Relatora à Comissão dos Direitos Humanos da ONU em Genebra, em março de 2010.
As cidades disputam com afinco as indicações para sediar essas grandes festas do esporte e do encontro internacional, elaborando projetos de infraestrutura viária, preservação ambiental, ampliação da rede hoteleira. A transformação das cidades vencedoras pode ser significativa.
Os grandes eventos são oportunidades de ouro para ampliar o acesso à moradia da população mais pobre, bem como à saúde, ao lazer e à qualidade de vida. A Relatoria trabalha para sensibilizar a população, líderes mundiais, federações esportivas e comitês olímpicos a aproveitarem estes momentos para criar cidades mais democráticas e com maiores oportunidades de moradia.
Para ver o relatório nos idiomas oficiais da ONU, clique aqui.
Clique aqui para acessar a tradução não oficial do relatório para o português.
Leia também a tradução não oficial para o Português da resolução sobre megaeventos aprovada pela ONU em março de 2010: clique aqui.
Para ler o relatório (em espanhol), clique abaixo: