Spain

Relatora envia nove comunicações no 2º semestre de 2013

No segundo semestre de 2013, a Relatora Raquel Rolnik enviou nove comunicações e recebeu resposta de sete países. Saiba mais!

Espanha ainda despeja mais de 104 famílias por dia, mesmo com diminuição de ritmo

Nos primeiros nove meses de 2013, foram iniciados na Justiça espanhola um total de 58.604 processos de despejo. O número configura uma redução de 12,9% em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com dados de um relatório divulgado nesta sexta-feira (20/12) pelo Conselho Geral do Poder Judiciário da Espanha. Em média, são desalojadas à força pelo menos 104 famílias por dia.

Tribunal Europeu paralisa despejo em cidade espanhola e exige garantias de Madri

O tribunal quer que o governo espanhol garanta moradia aos cerca de 50 moradores do edifício, incluindo 21 crianças, que vivem, atualmente, sem água quente, nem aquecedor. As famílias, em grande parte estrangeiras e em situação de pobreza, chegaram ao edifício há oito meses.

Protesto em Madri responsabiliza governo por onda de suicídios em função de despejos

A manifestação aconteceu na frente da EMVS (sigla em espanhol para Empresa Municipal de Moradia e Solo), estatal responsável por desapropriar imóveis de pessoas em débito financeiro. “Não são suicídios. São assassinatos”, bradaram os manifestantes, que acenderam velas e fizeram um minuto de silêncio em homenagem à Amparo.

Incêndio em Valdemorillo, Espanha, desaloja duas mil pessoas

Cerca de duas mil pessoas foram desalojadas hoje de uma zona habitacional entre Valdemorillo e Navalagamella devido a um incêndio que está a avançar para a zona habitacional devido ao vento forte na região.

Homem suicida-se antes de ser despejado na Espanha

Um homem foi encontrado enforcado nesta segunda-feira em sua casa, em Barcelona, na Espanha, momentos antes de ser despejado por não ter pago o aluguel, um fenómeno que tem se tornado frequente neste país afundado na crise. Com o país em recessão desde o final de 2011 e a taxa de desemprego de 27 por cento da população activa, muitos espanhóis endividados durante os anos do “boom” imobiliário foram despejados das suas casas porque não conseguiram pagar as suas hipotecas ou aluguéis.

Relatora Especial envia 19 comunicações no segundo semestre de 2012

Veja as comunicações enviadas pela Relatora e as respostas recebidas dos países referentes ao segundo semestre de 2012.

Andaluzia já pode embargar processos de despejo iniciados pelos bancos

Entrou em vigor, esta quinta-feira, o decreto-lei com que o governo da Andaluzia espera resolver os problemas dos despejos e dinamizar o mercado de arrendamento na região espanhola. A nova legislação prevê a possibilidade de embargar, por um máximo de três anos, os processos de despejo iniciados pelos bancos na sequência de incumprimento hipotecário, uma possibilidade que só se aplicará nas situações de maior emergência social.

Classe média invade chalés na Espanha

Leite já não pode pagar seu aluguel e resolveu ocupar uma casa alheia. Junto com ele, chegaram outras 50 famílias, quatro delas brasileiras, que perderam suas casas e transformaram em lar meia centena de chalés como o de Leite. Finalizados em 2008, quando estourou a crise na Espanha, apenas três deles foram vendidos. O resto ficou abandonado, pichado e foi alvo de ladrões que levaram até as torneiras. Os próprios vizinhos legítimos ajudaram as famílias a entrarem pela garagem.

Despejados espanhóis levam contestação para a porta dos políticos

A plataforma de Afetados pela Hipoteca levou as manifestações para a porta de casa dos políticos. O Ministério do Interior deu ordem para identificar ativistas, algo considerado pela própria Polícia como uma “barbaridade”. Chamam-lhe escrache. Um tipo de protesto, com origem na Argentina, baseado na interpelação direta de representantes públicos.