Crise Financeira / Financeirização da moradia

 

Relatório Financeirização da Produção Habitacional – 2012

Em outubro de 2012, a Relatora Raquel Rolnik apresentou seu relatório temático sobre Financeirazação da Produção Habitacional à 67ª sessão da Assembléia Geral da ONU. No relatório, a relatora analisa o paradigma predominante das políticas de habitação, com foco no financiamento como o principal meio de fomentar a casa própria. O relatório avalia o impacto que essas políticas de financiamento têm sobre o direito à moradia adequada para pessoas que vivem na pobreza.

A conclusão da Relatora é de que a plena realização do direito à moradia adequada, sem discriminação, não pode ser promovida exclusivamente com mecanismos financeiros, mas requer políticas e intervenções do Estado em matéria de habitação mais abrangentes e holísticas. Ela pede que se abandone o paradigma das políticas centradas na financeirização da moradia para a adoção de uma abordagem baseada nos direitos humanos.

Para ler o relatório em espanhol, clique aqui.

—————————————————————————-

Relatório Crise Financeira – 2009

Uma casa não é uma mercadoria, mas um direito de todo ser humano, um lugar para viver com segurança, paz e dignidade. Apesar disso, pessoas em todo o mundo estão ameaçadas de despejo por não conseguirem pagar as parcelas de financiamentos ou hipotecas.

A crise hipotecária de 2008 nos Estados Unidos abalou a crença de que o mercado seria capaz de prover moradia adequada para todos. Muitos analistas apontaram como razões da crise a falta de regulação do sistema financeiro, porém ela reflete também falhas das políticas habitacionais, como o foco excessivo na casa própria como a única solução para garantir acesso à moradia.

A casa própria pode ser a melhor opção para muitos, mas conquistar moradia adequada para todos demanda uma variedade de soluções, como incentivos tributários, microcrédito, auto-gestão, cooperativas, urbanização de assentamentos, programas de locação, subsídios diretos para os pobres e moradia pública. Mercados, mesmo regulados, não podem prover moradia adequada para todos e um setor público ativo é fundamental.

Para ler o relatório (em inglês), clique no botão verde abaixo. Para ler a versão em Português, em tradução livre, clique aqui. Para ver o relatório nos idiomas oficiais da ONU, clique aqui.

Faça o download do arquivo