Cartilhas e folhetos sobre despejos forçados vêm sendo utilizados em vários lugares do mundo

No início deste ano, publicamos um folheto sobre despejos forçados, voltado para as populações de comunidades ameaçadas, além de um guia com orientações aos envolvidos com projetos de desenvolvimento urbano sobre como respeitar o direito à moradia adequada na implementação desses projetos. Estes materiais são baseados em diretrizes aprovadas em 2007 na Relatoria e foram produzidos em cinco idiomas – inglês, espanholfrancêsportuguês e árabe.

Nosso objetivo com estes materiais é difundir, ao máximo, informações qualificadas sobre o direito à moradia e como respeitá-lo e promovê-lo. Por isso, tanto a cartilha quanto o folheto são distribuídos sob a licença creative commons, podendo ser reproduzidos e distribuídos livremente, desde que seja citada a fonte. Nós inclusive deixamos espaço na diagramação para que organizações que queiram imprimir os materiais possam incluir seu logotipo. No Brasil, por exemplo, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo reproduziu e distribuiu os materiais.

As cartilhas e folhetos foram ainda distribuídas em eventos como o Fórum Urbano Mundial, promovido pela Agência da ONU para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), no qual estiveram presentes quase 20 mil pessoas de várias partes do mundo, e também no Fórum Social Urbano, organizado pela sociedade civil e realizado concomitantemente ao evento da ONU. Além disso, esses materiais foram usados em evento de formação sobre o direito à moradia no Reino Unido, organizado pela Universidade de ESsex em parceria com uma associação de moradores; e também na Alemanha, em evento organizado pela Anistia Internacional.

Clique aqui para acessar nossos materiais.

Se sua organização reproduziu e distribuiu as cartilhas e folhetos em alguma atividade, envie-nos uma mensagem contando sobre esta experiência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *