Seminário no Rio complementa a agenda de articulação sobre megaeventos esportivos

Mais dois seminários que discutirão os megaeventos esportivos no Brasil serão realizados neste mês. Nos dias 25, 26 e 27 o Fórum Brasil do Orçamento,  Assembléia Popular,  Jubileu Sul,  Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais,  ABONG (Associação Brasileira de ONGs) e a CMP farão o evento com o objetivo de articular as comunidades atingidas diretamente pelos projetos de preparação aos megaeventos esportivos e as redes de monitoramento.

Assim como no evento de São Paulo dos dias 08 e 09, representantes das cidades-sede estarão presentes nos debates e serão abordadas a experiência carioca do Pan e a experiência da África do Sul na última Copa do Mundo. Um dos focos do seminário será evitar a sopreposição de  ações e portanto os encaminhamentos e porpostas tiradas do “Impactos Urbanos e Violações de Direitos Humanos nos Megaeventos Esportivos” serão apresentados para informar os participantes e o público do que já está sendo feito.

A REME (Rede de Megaeventos), articulada a partir dos movimentos e atores envolvidos no antigo Comitê do Pan de 2007, fará a coordenação da segunda parte do seminário. Este momento visa a discussão da questão do eventos esportivos em sua escala mais local: suas conseqüências e os desafios que serão impostos à cidade olímpica do Rio aos movimentos populares.

Programação

“O direito a cidade e o impacto dos megaeventos esportivos na vida das comunidades.”

Data : 25 e 26 de novembro de 2010

Local : CREA/RJ – Rua Buenos Aires, 40.  Centro – Rio de Janeiro A/C Alex ou Luciana

Fone: (21) 2179-2000

Promoção: Fórum Brasil do Orçamento, Assembléia Popular, Jubileu Sul, Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais, ABONG (Associação Brasileira de ONGs), CMP – Central dos Movimentos Populares.

Co-Promotores: CONFEA e CREA-RJ

Apoio: Action Aid

Objetivo do Seminário

Articular as comunidades impactadas com os megaeventos e as organizações e redes que estão tratando do tema, visando ações conjuntas e articuladas, evitando a sobreposição de ação.

O que queremos:

– avaliar a situação de cada cidade pólo e o impacto social, ambiental, político, cultural  e financeiro para as comunidades que serão sedes dos Megaeventos;

– elaborar estratégias conjuntas de enfrentamento e denuncias nas 12 capitais que serão sede da Copa (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Cuiabá, Brasília)

– ecoar para o conjunto do país, repercutindo as conseqüências de tais eventos para a população local.

– pensar juntos um calendário mínimo de trabalho e sustentabilidade de nossa agenda

Publico : organizações das cidades pólos da copa do mundo.

25 de novembro de 2010

14.00 hs: Abertura

14.30 hs:A experiência da copa do mundo na  Africa do Sul e dos Jogos  PAN Americano no Brasil.

Pontos positivos, pontos negativos. Como foram financiados estes eventos? Quais foram os desdobramentos pós-eventos?

Convidados: representante da  África do Sul e do  Rio de Janeiro

16.00 hs: Intervalo

16. 20 hs: Debates

18.00 hs: Encerramento

26 de novembro de 2010

8.30  hs: O  que está sendo programado para cada cidade sede da Copa? De onde vem o financiamento  e a relação com o orçamento público? Qual o papel do financiamento público?

Convidados: Grupo de  Trabalho do Ministério Publico  Federal; Consultoria do Congresso Nacional; a experiência de Fortaleza.

10.00 hs: Intervalo

10.20 hs: Debates

12.30 hs: Almoço

14.00 hs: É possível construir algo junto? Como vamos atuar? Quais estratégias? Vamos agregar ao que já existe? E, se não captarmos recursos como vamos atuar?

17.30 hs:Encaminhamentos e encerramento

Observação: Na noite do dia 26 e no dia  27 terá o evento organizado pelo Grupo do  Rio de  Janeiro, REME

“O DESAFIO POPULAR AOS MEGA-EVENTOS ESPORTIVOS”

Local: CREA RJ  – Rua Buenos Aires 40

26 de novembro

18:30- 21:30: Mesa de abertura – Raquel Rolnik (Relatora da ONU para Moradia); Nomasonto Eglad Mthimkulu ( Ecumenical Service for Socio-Economic Transformation); Representante do Fórum Brasil do Orçamento; CREA/Confea; Representante da ESPN (a confirmar); Representante da Central dos Movimentos Populares

Objetivos:

Provocar o debate público a respeitos dos impactos dos mega eventos esportivos; as experiências internacionais, no Brasil e no Rio de Janeiro em particular – Pan 2007;  Jogos Mundiais Militares 2011 / Copa do Mundo 2014 e Olímpiadas 2016

27 de novembro

9:00- 16:30 (com intervalo para almoço)

Momento inicial com:

– depoimentos da população em luta pelo direito à cidade

– breves intervenções sobre as distintas dimensões envolvidas com a realização dos mega-eventos (habitação; transportes; orçamento público; instalações esportivas; direitos do torcedor; militarização do espaço urbano)

– identificação dos principais desafios para o movimento popular em sua organização no Rio de Janeiro e ao nível nacional.

Seguido de Trabalho em Grupo e Plenária focados na construção de uma agenda de lutas local e articulação nacional frente ao tema.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *