(Português) PRESS RELEASE – Relator Especial para a Moradia Adequada expressa solidariedade às vítimas do terremoto no Peru

(Português) (21/08/2007) O Relator Especial para a Moradia Adequada, Miloon Kothari, emitiu o seguinte comunicado hoje:

Gostaria de me unir à comunidade internacional e expressar minhas condolências e minha solidariedade com o povo peruano pelas perdas de vidas humanas causadas pelo terremoto do dia 15 de agosto de 2007. Estou profundamente comovido com a coragem demonstrada pelos sobreviventes, mulheres, homens e crianças que tratam de reconstruir suas vidas e de sobreviver à perda de seus lares nas atuais inadequadas e inseguras condições de moradia.

O número oficial de perdas humanas chegou a mais de 500 pessoas em Pisco, Chincha, Ica(1), Cañete e proximidades. Ao menos 80 mil pessoas foram vítimas do terremoto e estima-se que mais de 34 mil habitações e outros edifícios tenham sido destruídos; 85% da cidade de Pisco, por exemplo, precisará ser reconstruída.

A pesar de la pronta reacción de las agencias de las Naciones Unidas y las autoridades nacionales, que ya se encuentran planificando la primera fase de la implementación de la ayuda humanitaria, me preocupa la existencia de obstáculos y restricciones que limiten la coordinación de la ayuda y sobre todo, que ésta llegue a los más afectados en la región.

Para ler o texto original em Espanhol, clique aqui.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *