PRESS RELEASE – Relatora da ONU avaliará políticas habitacionais na Argélia

GENEBRA (07 de julho de 2011) – A Relatora Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik, visitará a Argélia entre os dias 09 e 19 julho de 2011 para estudar o efeito das políticas e programas habitacionais do país sobre os direitos humanos do seu povo.

“Vou estudar com grande interesse os diferentes programas e as diferentes políticas de habitação postas em prática pelo governo em áreas urbanas e rurais do país”, disse Rolnik.

“Durante a minha visita, vou dedicar particular atenção a grupos específicos, incluindo mulheres, pessoas removidas internamente e migrantes. Também vou olhar para a questão da reconstrução após desastres naturais. ”

A visita da Relatora acontece em um momento de manifestações de rua em toda a Argélia, que expressam as dificuldades enfrentadas pela população no acesso à habitação adequada.

Após sua visita, a Relatora Especial vai preparar um relatório contendo suas descobertas e recomendações sobre como fortalecer a implementação do direito à moradia no país. O relatório será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em março de 2012.

Durante sua missão, Raquel Rolnik se reunirá com autoridades do governo, agências da ONU e representantes da sociedade civil e visitará uma série de localidades, inclusive nas Wilayas of Algiers, Boumerdes, Oran e Ghardaïa.

No dia 19 de julho, às 10h, acontecerá a coletiva de imprensa sobre a missão, no “Maison des Nations Unies”, em Argel.

Esta é a primeira missão realizada ao país por um Relator Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada.

FIM

(tradução não oficial ao Português)

Para ler o texto original, clique aqui.

Para mais informações e solicitações de entrevista, por favor entre em contato com:
Geneva (French/English) – Beatrice Quadranti (Tel: +41-79-201-0119 / email: bquadranti@ohchr.org)
Alger (Arabic/French) – Melle Dalila Bouras (email: dalila.bouras@undp.org, dalila.bouras@unic.org or Melle Farida Kebri: farida.kebri@undp.org)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *