Assembleia Mundial dos Habitantes

A Assembléia Mundial dos Habitantes Urbanos foi um importante fórum de debate organizado por movimentos de moradia na virada do século 21. Aconteceu na Cidade do México, de 2 a 6 de outubro de 2000. O tema do evento foi “Repensar a cidade a partir das bases” e os seus objetivos foram:

  • Refletir sobre a cidade que queremos e avançar na construção de um ideal coletivo.
  • Propor áreas estratégicas de ação conjunta, baseadas em experiências sociais inovadoras, apoiar e fazer avançar os processos de transformação que nós promovemos.
  • Estabelecer as bases para construir alianças estratégicas e redes de intercâmbio, frentes e coligações em todos os níveis para divulgar nossas propostas e experiências e promover o nosso reconhecimento como agentes legítimos de diálogo com os governos, agências internacionais, instituições financeiras multilaterais e outros agentes que têm impacto sobre as políticas urbanas.
  • Estabelecer acordos sobre as estratégias e os mecanismos de coordenação para apresentar as frentes unidas para o necessário trabalho no lobby, na negociação e pressão para defender, promover e implementar o direito à cidade e para garantir a plena realização dos direitos humanos. A reunião elegeu campos estratégicos de ação no qual os participantes poderiam orientar seus projetos e coordenar práticas inovadoras: cidade democrática, cidade inclusiva, cidade sustentável, cidade habitável, cidade produtiva, cidade saudável, cidade educativa, cidade segura, cidade agradável.

Os documentos finais e resoluções do evento podem ser encontrados em: http://www.hic-al.org/anterior/results.html, bem como documentos resultantes de reuniões preparatórias para a Assembléia Mundial dos Habitantes Urbanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *