Boletim nº 16

No mês passado, a apresentação do relatório sobre reconstrução pós-desastres e direito à moradia à Assembleia Geral da ONU e o evento paralelo realizado pela Relatoria geraram um intenso debate e alguns desdobramentos. Agências e programas da ONU que atuam na reconstrução de países vêm discutindo as recomendações feitas pela Relatora Raquel Rolnik e buscando formas de implementá-las.
Neste momento, a Relatoria está na fase final de produção da cartilha, do folheto e do relatório sobre mulheres e direito à moradia, que será apresentado em março do próximo ano ao Conselho de Direitos Humanos. Aliás, a primeira missão da Relatoria em 2012 será em Israel/OPT. Outras visitas já estão sendo agendadas e vários países têm enviado convites. Mas antes de fechar 2011, a Relatoria ainda vai lançar seu novo website. Aguarde!

www.direitoamoradia.org


* Reconstrução pós-desastres: desdobramentos
No início deste mês, as recomendações feitas pela Relatora Raquel Rolnik em seu relatório sobre reconstrução pós-desastres naturais e direito à moradia foram debatidas no “Global Shelter Housing, Land and Property Cluster Meeting”, evento que reúne agências humanitárias, organismos multilaterais e programas da ONU que atuam na reconstrução de países que sofreram desastres naturais ou conflitos armados. Leia mais.

* Próxima missão
A primeira missão da Relatoria, em 2012, será em Israel/OPT e já tem data confirmada: de 30 de janeiro a 12 de fevereiro. No momento estão sendo definidos os locais que serão visitados, assim como os temas centrais da missão. Entre em contato se você tem contribuições. Ainda dá tempo!

* Convites para missões
Em outubro, durante a Assembleia Geral da ONU, os governos do Chile e do Brasil convidaram a Relatora Raquel Rolnik para visitar estes países em 2012. Ruanda também já havia feito um convite. Além disso, os governos de Honduras, Índia e Indonésia também enviaram convites para uma missão da Relatoria. Normalmente, são realizadas apenas duas visitas por ano a países. Para saber quais países já foram visitados pela Relatoria, clique aqui.

* Em breve
O website da Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada está sendo totalmente reformulado. Aguarde!

 

Este boletim é um projeto da Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada e contém informações não oficiais. Relatora (desde maio de 2008) – Raquel Rolnik
Se você ainda não está cadastrado e deseja receber este boletim, envie e-mail com a palavra “CADASTRAR” no assunto para: contato@direitoamoradia.org

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *