Campanha Despejo Zero

A Aliança Internacional dos Habitantes lançou no IV Fórum Social Mundial (Mumbai, Janeiro de 2004), a Campanha Despejo Zero. O objetivo é garantir o direito à habitação para todos. Se os moradores precisarem ser removidos, é preciso encontrar alternativas dignas e seguras de acomodação com antecedência e com o acordo dos diretamente envolvidos, conforme as normas internacionais de direitos humanos. O projeto propõe um espaço global para compartilhar as iniciativas nacionais e internacionais e para agir coletivamente através das seguintes ações:

* Um sistema internacional de alerta sobre violações do direito à moradia;

* Chamados à solidariedade internacional;

* Propostas para missões exploratórias e de conciliação pelo UN-AGFE (Advisory Group on Forced Eviction / Grupo de Alerta da ONU sobre Remoções Forçadas)

* Suporte ao intercâmbio de experiências de boas práticas por organizações de moradores, entidades locais, entre outros, para evitar despejos e remoções forçadas.

A campanha está ativa atualmente nas seguintes regiões / países: Nairobi (Quênia), Zimbabwe, Nigéria, República Dominicana, Itália, Dale Farm , Basildon (Grã-Bretanha) Basildon, Tamil Nadu, Índia.

Saiba mais sobre a campanha em:

http://www.habitants.org/zero_evictions_campaign/presentation/zero_evictions_campaign

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *