Por meio de cinema de rua, Comitê denuncia megaeventos que violam direitos humanos

Camila Queiroz

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou na tarde desta quinta-feira (20) o calendário dos jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de Futebol 2014. Para lembrar que nem tudo é festa nestes megaeventos cheios de contradições, os Comitês Populares da Copa, espalhados em vários estados do Brasil, realizarão atividades de protesto.

Em Curitiba, capital do estado do Paraná, no Sul do Brasil, o Comitê realizará o Cine COPA-Moradia, uma sessão de cinema na rua. Serão exibidos vídeos e reportagens produzidos pelos Comitês Populares brasileiros, denunciando as violações aos direitos humanos sofridas pela população pobre das cidades-sede da Copa 2014. A atividade começará às 19h, nas escadarias da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade.

De acordo com Andréia Braga, membro do Comitê Popular da Copa de Curitiba, a articulação, criada em junho deste ano, já vem realizando várias intervenções. “Denunciamos as violações aos direitos humanos e a falta de transparência no processo da Copa e também em outros megaeventos”, afirma.

Com o Cinema de Rua, a ideia é apostar em conscientização da sociedade e, ao mesmo tempo, ocupar o espaço público, em protesto às violações. “Queremos conscientizar a sociedade, incentivando para que analise criticamente como está sendo esse processo da Copa”, frisa, acrescentando que diversas atividades serão realizadas pelos Comitês de outros estados brasileiros.

“O nosso objetivo é instigar a população para que fique atenta a todas as questões que envolvem a Copa, que não têm sido amplamente divulgadas, principalmente pelos grandes meios de comunicação. Sabemos que haverá processos políticos de higienização social e remoções”, alerta.

Entre as obras para receber o megaevento, estão a reforma do estádio Atlético, que custará 90 milhões de reais; o corredor que ligará aeroporto à Rodoferroviária; e a boulevard da Avenida Cândido de Abreu, entre outras. Além disso, 100 milhões de reais serão gastos na Fan Fest da Fifa, evento oficial em que há transmissão ao vivo dos jogos.

Devido às obras, a maior parte ligada a mobilidade urbana, famílias terão de ser removidas. Segundo Andréia, o governo do estado do Paraná não apresentou ainda o número de famílias que sofrerão remoções, limitando-se a declarar que serão poucas, somente algumas que residem no entorno do estádio Atlético.

Contudo, o que o Comitê constatou, com o auxílio de institutos e organizações independentes que fizeram pesquisa  in loco, é que 1.200 famílias serão obrigadas a sair de suas casas. “Já soubemos, por militantes da população de rua, que haverá políticas contra essa população, também contra as profissionais do sexo, que ficam justamente em torno do estádio. Por isso temos de lutar pelos direitos humanos, para que não fiquem de escanteio”, enfatiza a militante.

A falta de dados oficiais tem gerado muita insegurança na população ameaçada. “Os projetos estão no momento de finalização, então as informações são veladas, não sabemos o que o governo irá propor”, disse.

Mais ações

O Cine COPA-Moradia integra a Jornada de Lutas, convocada pela Articulação Nacional Popular dos Megaeventos. Em Curitiba, haverá debates, ato e outras atividades, até o final deste mês. O calendário está disponível no endereço  http://copa2014curitiba.wordpress.com.

Fonte: ADITAL