Conheça outros sites e projetos que acompanham os efeitos da Copa e das Olimpíadas no país

O interesse em monitorar os impactos dos megaeventos esportivos no Brasil é bastante grande. Existem projetos sendo tocados para acompanhar os gastos públicos para as obras da Copa e das Olimpíadas e páginas que dão suporte à mobilização da sociedade civil em torno dos efeitos sociais que a realização dos torneios acarretam.

A seguir, estão os links destes diversos projetos:

Cartografias Insurgentes

Iniciativa que busca fazer um mapeamento político na cidade do Rio de Janeiro, levantando ações violentas e autoritárias do Estado. “O recurso à criação de mapas e a proposta de realização de cartografias junto aos movimentos de moradia urbana e das favelas nos ajuda a melhor contextualizar esses conflitos territoriais e se soma às demais formas de resistência ao projeto dos megaeventos. A ‘cidade dos megaeventos’ está sendo implementada sem nenhuma participação daqueles diretamente afetados pelas mudanças (sejam eles moradores das comunidades e bairros, produtores culturais e movimentos sociais).”

Plataforma MegaeventosMapeamento

Ferramentas de articulação, comunicação e mapemento das remoções forçadas operadas em virtude das obras de projetos voltados para a Copa do Mundo e Olimpíadas nas cidades-sede.

Olimpi(c)Leaks

Plataforma que busca publicar todos os documentos relacionados a violações de direitos humanos “em especial do direito à moradia, resultantes das remoções forçadas e  ilegais e dos conflitos territoriais presentes atualmente na cidade do Rio de Janeiro, que sediará os  Jogos Olímpicos de  2016 e a Copa do Mundo de  2014.”

Jogos Limpos

Iniciativa do Instituto Ethos para monitorar os investimentos públicos com os projetos da Copa e das Olimpíadas visando a transparência dos governos e ferramentas para o controle social.

Movimento Meu Rio

Movimento com foco na mobilização da sociedade carioca para construir uma nova cultura polítia a partir dos problemas e questões geradas pela preparação da cidade para os megaeventos esportivos.

Londres-Rio: Cidades Olímpicas

Projeto entre universidades brasileiras e inglesas para analisar o legado social das olimpíadas nas duas cidades-sede Londres e Rio de Janeiro.

Blog dos Comitês Popuares

São as ferramentas de comunicação dos Comitês Populares Locais que forma a articulação nacional em torno dos impactos sociais dos megaeventos esportivos. A população de cada cidade-sede se organizou em um comitê.

Belo Horizonte

Brasília