Defensoria tenta embargar obra da Copa por causa de desapropriação

23 de agosto de 2011

A Defensoria Pública de Mato Grosso impetrou uma Ação Civil Pública contra o Estado de Mato Grosso e o Município de Cuiabá em face do direito à moradia de aproximadamente 700 pessoas, integrantes do bairro Castelo Branco, em Cuiabá. O perímetro desta localidade será objeto de desapropriação pelo Governo para a construção da via denominada Avenida Parque do Barbado, obra de mobilidade urbana para infraestrutura da Copa de 2014.

O objetivo da ação da Defensoria Pública é que o Governo não remova os moradores, enquanto não houver definição prévia, com informações claras, de como ficará a situação deles.

No começo do mês de junho de 2011, o Núcleo de Regularização Fundiária da Defensoria Pública, realizou reunião com os moradores do Castelo Branco, constatando a angústia deles relativa ao destino que lhes seriam reservados pela Agecopa, a título de moradia.

Houve, também, uma reunião com o Secretário Extraordinário de Estado para fins de desapropriações para tentar esclarecer o que havia de concreto relativo ao destino das moradias dos envolvidos, porém nada foi obtido.

Ao que tudo indica as atividades envolvendo as obras da Copa, revestem-se de absoluto sigilo, restando aos desinformados a negativa do completo acesso aos documentos, afirma o Defensor Público Air Praeiro Alves.

Fonte: Juris Way

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *