Terminou hoje a greve no estádio do Maracanã

Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2011

Terminou hoje, dia 22 de agosto de 2011, a greve dos operários que trabalham na reforma do estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. O fim da greve foi decidido em uma assembléia de trabalhadores que aprovou a proposta apresentada pela empresa após dias de negociação. Participaram também desta assembléia além do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (SITRAICP) e a União Geral de Trabalhadores (UGT) , as  organizações internacionais como a Internacional dos Trabalhadores de Construção e Madeira (ICM) e a Confederação  Sindical  dos Trabalhadores das Américas (CSA) .

A greve começou após um acidente na obra que deixou um trabalhador ferido. Durante os dias de mobilização os operários fizeram uma manifestação em frente ao estádio e, por meio de uma comissão e do sindicato que os representa, SITRAICP , também reuniram-se com o Secretário de Obras do estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando de Souza e representantes do consórcio que administra a obra.

Finalizada a greve, os trabalhadores conquistaram um aumento no valor da cesta básica de R$110 para R$ 160 reais, o pagamento dos dias parados, estabilidade para a comissão de greve e uma comissão sindical para avaliar as condições de segurança da obra. Nos próximos 90 dias serão negociados a extensão do plano de saúde para as famílias dos trabalhadores e também um aumento salarial para o trabalhadores que ganham abaixo da média do mercado.

Fonte: Campanha pelo Trabalho Decente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *