Vídeos sobre os impactos das obras da Copa 2014 em Fortaleza disponíveis no CMI

30 de junho de 2011


Uma série de vídeos de seminários sobre os impactos dos mega-eventos, mais precisamente dos efeitos das obras de Copa 2014 em Fortaleza e inclusive no Brasil como um todo, estão disponíveis para serem vistos ou baixados em plataformas livres ( TvLivre.org e Indybay.org) no site do Centro de Midia Independente ( CMI).

A primeira série de vídeos, intitulada ‘ Copa 2014: Quem Ganha com essa?‘, é uma gravação de uma palestra promovida pela articulação Gritos dos Excluídos, no dia 26 de março, em que conta com a fala de aproximadamente uma hora do geógrafo José Borzacchiello da Silva, professor da Universidade Federal do Ceará.

Nesses vídeos, divididos em quatro partes, o geográfo especialista em questõe urbanas, faz uma precisa e contundente descrição, a partir dos projetos das obras do evento, das áreas manguezais, litorâneas e populacionais da cidade que serão atingidas direta e indiretamente. A palestra, que conta inclusive com slides de imagens aéreas da cidade que serão modificadas, expõe todo o processo de concentração de renda, higienização social e gentrificação que já se iniciou em Fortaleza.

A segunda série de vídeos são gravações do seminário ‘ O Direito à Cidade e os Impactos da Copa 2014‘ realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2011 no auditório Raquel de Queiroz na UFC e promovido pelo Comitê Popular da Copa e da Rede Nacional dos Advogado(a)s Populares (RENAP-CE). O evento teve como objetivo promover o debate entre comunidades atingidas, sociedade civil organizada e instituições essenciais à Democracia e ao acesso à Justiça acerca dos impactos das obras, dos investimentos e das ações públicas e privadas relacionadas à realização desse megaevento esportivo.

Essas gravações são iniciativas do novo projeto do Centro de Midia Independente Fortaleza denominado Tv Cmi. A ideia é começar um projeto de Televisão Livre nessa cidade. Em breve, um chamado de reunião de novos voluntários/as para aquelas/es que se interessam.

Confira os vídeos aqui.

Fonte: CMI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *