(Português) Vídeos sobre os impactos das obras da Copa 2014 em Fortaleza disponíveis no CMI

(Português) 30 de junho de 2011


Uma série de vídeos de seminários sobre os impactos dos mega-eventos, mais precisamente dos efeitos das obras de Copa 2014 em Fortaleza e inclusive no Brasil como um todo, estão disponíveis para serem vistos ou baixados em plataformas livres ( TvLivre.org e Indybay.org) no site do Centro de Midia Independente ( CMI).

A primeira série de vídeos, intitulada ‘ Copa 2014: Quem Ganha com essa?‘, é uma gravação de uma palestra promovida pela articulação Gritos dos Excluídos, no dia 26 de março, em que conta com a fala de aproximadamente uma hora do geógrafo José Borzacchiello da Silva, professor da Universidade Federal do Ceará.

Nesses vídeos, divididos em quatro partes, o geográfo especialista em questõe urbanas, faz uma precisa e contundente descrição, a partir dos projetos das obras do evento, das áreas manguezais, litorâneas e populacionais da cidade que serão atingidas direta e indiretamente. A palestra, que conta inclusive com slides de imagens aéreas da cidade que serão modificadas, expõe todo o processo de concentração de renda, higienização social e gentrificação que já se iniciou em Fortaleza.

A segunda série de vídeos são gravações do seminário ‘ O Direito à Cidade e os Impactos da Copa 2014‘ realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2011 no auditório Raquel de Queiroz na UFC e promovido pelo Comitê Popular da Copa e da Rede Nacional dos Advogado(a)s Populares (RENAP-CE). O evento teve como objetivo promover o debate entre comunidades atingidas, sociedade civil organizada e instituições essenciais à Democracia e ao acesso à Justiça acerca dos impactos das obras, dos investimentos e das ações públicas e privadas relacionadas à realização desse megaevento esportivo.

Essas gravações são iniciativas do novo projeto do Centro de Midia Independente Fortaleza denominado Tv Cmi. A ideia é começar um projeto de Televisão Livre nessa cidade. Em breve, um chamado de reunião de novos voluntários/as para aquelas/es que se interessam.

Confira os vídeos aqui.

Fonte: CMI

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *