Trabalhadores paralizam obras no estádio do Castelão e garantem aumento de 13%

Fortaleza, 16 de junho de 2011

No dia 13 de junho, cerca de mil trabalhadores da reforma do estádio do Castelão, em Fortaleza, uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014, cruzaram os braços em protesto contra o não fechamento da Conveção Coletiva de Trabalho, que já estava sendo negociado pelo Sintepav-CE (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado do Ceará) há mais de 100 dias. Paralizaram também neste dia os trabalhadores da ampliação do Porto Pacém e das obras do metro de Fortaleza, totalizando 3 mil trabalhadores. No final do mesmo dia o consórcio Mendonça e Galvão negociou um Acordo Coletivo de Trabalho com Sintepav- CE para garantir o andamento das obras.

Segundo o presidente do Sintepav-CE Raimundo Nonato Gomes, “O Estádio Castelão só será palco para os jogadores da seleção brasileira de futebol, se antes os jogadores da Construção Pesada entrarem em campo com uma remuneração satisfatória para o sustento da família e condições adequadas para o exercício da função. Não estamos preocupados apenas com as obras para receber turistas, estamos tentando garantir condições para os trabalhadores e para o Ceará antes, durante e pós Copa do Mundo. A Copa passa e nós da classe que luta todos os dias ficaremos aqui. Então, temos que nos unir para que não sobre para nós apenas a bagunça para arrumar depois da festa”.

No final da tarde de terça-feira, dia 14, o Sinicom, sindicato patronal, e o Sintepav-CE, fizeram uma reunião onde assinaram Convenção Coletiva de Trabalho, garantindo aos 25 mil trabalhadores da construção pesada no estado um aumento de 13% sobre o salário base.

Fonte: Campanha pelo Trabalho Decente

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *