(Português) Preocupada com atraso, Dilma fiscaliza obras da Copa e privatiza aeroportos

(Português) São Paulo, 31 de maio de 2011

A presidenta da República Dilma Roussef está preocupada com o andamento dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Em reunião com governadores e prefeitos das cidades que vão sediar os jogos do Mundial, a mandatária do país disse que vai assumir a responsabilidade da fiscalização das obras e anunciou ainda a privatização de três aeroportos.

No encontro que durou mais de quatro horas foram discutidos os problemas e desafios fundamentais para a realização do torneio, desde as obras de infra-estrutura acordadas com a Fifa até a legislação específica que deverá ser adotada.

Umas das medidas já anunciadas por Dilma é a privatização da gestão de três importantes aeroportos brasileiros: Guarulhos (São Paulo), Viracorpos (Campinas) e de Brasília. A abertura das licitações deve acontecer até dezembro.

A medida foi para atender a crescente demanda para os próximos anos, principalmente para o período da Copa do Munda de 2014. Outros dois aeroportos devem ganhar concessões em breve: Confins (MG) e Galeão (RJ).

“Discutimos aspectos centrais: obras em estádios, aeroportos e portos. Discutimos projetos de lei específicos que serão enviados ao Congresso sobre temas como regime flexível de contratação de empregados”, disse o Ministro dos Esportes Orlando Silva.

As concessões serão feitas por meio de sociedades de propósito específico (SPE), constituídas por empresas privadas que se encarregarão da gestão dos aeroportos e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. A Infraero terá participação até 49% em cada aeroporto.

Fonte: UOL Esportes

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *