(Português) Ex moradores do Edifício Mercúrio vão constituir associação e lutar por moradia no Centro de SP

(Português) Dia 01 de maio, após seis meses, o Prefeito Kassab comemorou o fim das obras de demolição do Edifício São Vito e Mercúrio, na Região do Parque Dom Pedro, para dar seqüência em seu plano de entrega do centro da cidade à especulação imobiliária, através de grandes projetos de infraestrutura.

Este dia internacional de luta dos trabalhadores, foi muito triste para diversos ex moradores dos Edifícios São Vito e Mercúrio, uma vez que a promessa da Prefeitura ainda não foi cumprida e lamentavelmente a Secretaria de Habitação, não garantiu moradia no centro para todos que foram atingidos pela remoção dos dois prédios.

A deliberação da fatídica Resolução 34, do Conselho Municipal de Habitação, que deu sustentação e argumentos jurídicos para a demolição dos edifícios também não foi cumprida, uma vez que a Secretaria de Infraestrutura Urbana – SIURB, não reembolsou os devidos 10 milhões de reais, referentes aos valores dos edifícios, ao Fundo Municipal de Habitação – FMH, para aquisição de edifícios na área central, para famílias de baixa renda.

Neste sentido, a demolição dos Edifícios se configurou num dos maiores engodos públicos que se tem noticia, uma vez que, diversos moradores dos edifícios, não foram para a uma moradia digna.

Passados mais de dois anos do violento despejo do Edifício Mercúrio, das 33 famílias que resistiram à remoção forçada em fevereiro de 2009, cerca de 10 receberam o auxilio moradia e aguardam atendimento habitacional definitivo, e, 18 famílias, por diversos motivos, ainda não receberam apoio algum. As demais não foram mais encontradas.

Assim, as famílias do Edifício Mercúrio que nunca pararam de lutar por seus direitos, decidiram organizar uma Associação para tentar buscar justiça neste caso.

Os Ex Moradores do Edifício Mercúrio, gostariam de ampliar esta Associação com os Ex Moradores do Edifício São Vito, para tal, até o dia 26 de maio, data marcada para a fundação da Associação, precisamos encontrar ao menos uma parte destes moradores. Endereço da Reunião, Rua Santa Rosa, nº 199, Apto 14, fone 3326 2749, 19 horas, contato Selma

A Luta dos Ex Moradores do Edifício Mercúrio e São Vito deve continuar até que todas as famílias que se sentiram injustiçadas, sejam reparadas em seus danos materiais e morais, pois, esta será a única forma de valer os princípios dos direitos humanos no âmbito nacional e internacional.

São Paulo, 18 de maio de 2011.

Comissão dos Ex Moradores do Edifício Mercúrio

Fontes: União dos Movimentos de Moradia de SP e Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *