Lançada a campanha pelo trabalho decente antes e depois da copa de 2014!

08 de abril de 2011

No Rio de Janeiro, nos dias 31 de março e 1º de abril, centenas de pessoas se reuniram para dizer sim ao Trabalho Decente antes e depois da Copa de 2014! O lançamento da Campanha por Trabalho Decente na Copa 2014 foi organizado pela Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) e também pela a organização PLAYFAIR – que conta com a CSI/CSA e a Federacao Internacional dos Trabalhadores Têxteis. O evento contou com a participação e a contribuição de diversas organizações sindicais, entre elas sindicatos, federações e confederações da construção. Ainda, o lançamento contou com sindicatos do setor da construção de 11 das 12 cidades-sede da Copa, sindicatos e ONG´s internacionais e representantes de governo.

O primeiro dia o evento aconteceu no Hotel Windsor Guanabara. O evento aconteceu no formato de conferência, onde lideranças expuseram experiências desenvolvidas nos preparativos da copa no Brasil, e também ouviu-se relatos sobre a campanha na África do Sul. Este dia de evento contou com a contribuição de Fabio Bracarense – Secretário do Trabalho-emprego de Curitiba (cidade-sede da Copa) –, Paulo Sergio Mucoucah – Coordenador de Empregos Verdes da OIT –, Raquel Rolnik – Relatora Especial da ONU para Moradia Digna e, também, Pat Horn – coordenadora Internacional StreetNet. Segundo Ambet Yuson, Secretário Geral da ICM, a composição do evento “já mostra o caminho que deve ser seguido, o da articulação entre os sindicatos brasileiros, e entre eles e outros movimentos sociais”. Segundo ele “é assim que conseguiremos fazer pressão para alcançar patamares de Trabalho Decente junto ao governo e à FIFA”.

É importante destacar que a conferência também teve a contribuição do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) sobre o contexto da indústria da construção no Brasil e também foi apresentado e discutido um planejamento para a campanha do Brasil até 2016. Posterior à apresentação de Eddie Cottle sobre as práticas desenvolvidas na campanha da Copa de 2010, o coordenador da campanha no Brasil Maurício Rombaldi apresentou a estratégia a ser desenvolvida no país. Segundo ele “as proporções continentais do país não serão um impedimento à organização conjunta dos trabalhadores nas obras da Copa”. Na conclusão do dia, Tos Añonuevo, secretário global de educação da ICM afirmou a importância de se trabalhar em todos os níveis sindicais no país articulados com uma estratégia internacional.

No dia seguinte, foi realizado um ato em frente ao portão principal do estádio Maracanã em que se reuniram mais de 250 pessoas. Com falas entusiasmadas, representantes de sindicatos brasileiros e internacionais deixaram mensagens de solidariedade à campanha. A solenidade contou ainda com a apresentação de um grupo de sambistas da Escola de samba Salgueiro e terminou com o ponta-pé inicial simbólico para a campanha.

Fonte: Campanha Pelo Trabalho Decente

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *