Cabral encurta projeto da Linha 3 para inaugurá-la em 2014

Marcelo Dias

Rio de Janeiro, 15 de março de 2011

Promessa de campanha desde 2006, o governador Sérgio Cabral decidiu reduzir o trecho que construirá da Linha 3, que ligará Niterói a São Gonçalo por metrô. Em vez de 23 quilômetros, Cabral fará 13, deixando o resto para o seu sucessor. A ideia consiste em erguer oito estações (Praça Araribóia, Jansen de Melo, Barreto, Neves, Vila Lage, Paraíso, Parada 40 e Zé Garoto). O trecho deve custar R$ 900 milhões e será suspenso, com projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Os traços de Niemeyer resolvem uma velha pendenga, já que a Prefeitura de Niterói não admitia um viaduto na região do Caminho Niemeyer, no Centro. O novo projeto terá estações planejadas pelo arquiteto, com destaque para a de integração com as barcas.

— Vamos fazer o trecho entre a Praça Araribóia, em Niterói, e o bairro Zé Garoto, em São Gonçalo. Esse trajeto será todo suspenso, por viadutos, e a linha foi redesenhada pelo Niemeyer, inclusive a estação multimodal, por causa do Caminho Niemeyer — explica o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.

A obra, porém, não tem data para começar. O Tribunal de Contas da União questionou o projeto por suspeitas de superfaturamento.

— Não vou falar em datas porque temos essa pendência do TCU, mas há a expectativa de liberação em breve porque já aceitaram os valores, que $de 2000 — diz Lopes.

Para agilizar a construção da Linha 3, pensou-se num monorail. A ideia foi descar$para que o projeto não voltasse à estaca zero. Com a construção de 13 quilômetros até 2014, ficam de fora as estações Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba. Completa, a Linha 3 atenderia a 350 mil pessoas por dia. Há ainda a possibilidade de ampliá-la até Itaboraí, com mais 11,5 quilômetros e duas paradas.

O projeto completo da Linha 3 tem 28,5 quilômetros divididos da seguinte forma: 5,5 quilômetros seriam percorridos por um túnel submarino sob a Baía de Guanabara, ligando a Praça Araribóia ao Largo da Carioca, e o resto do trajeto teria 14 estações. O túnel, porém, está descartado até o momento. Com a ideia do governador de construir 13 quilômetros, ficariam de fora as estações de Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba.

Estima-se que, completa, a Linha 3 atenderia a 350 mil passageiros todos os dias. Há ainda a possibilidade de ampliação até Itaboraí, com mais 11,5 quilômetros, com paradas em Itambi e Visconde de Itaboraí.

Fonte: Extra

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