(Português) Mapeamento detecta 18 mil moradias em área de alto risco no Rio

(Português) DO RIO

Mapeamento feito pela Prefeitura do Rio detectou 18 mil residências de 117 favelas em áreas de alto risco. O trabalho começou a ser feito após os temporais de abril, quando mais de 50 pessoas morreram na cidade.

O prefeito Eduardo Paes (PMDB) afirmou que, com o mapeamento, serão analisados os casos em que é possível obra para diminuir os riscos de deslizamento. Quando não for possível, as famílias serão reassentadas.

«Pela primeira vez temos um diagnóstico preciso sobre isso no Rio. Não quer dizer todas essas famílias (em área de alto risco) serão reassentadas», disse ele.

A Defesa Civil municipal iniciou hoje contato com 85 associações de moradores –que representam as 117 favelas onde há imóveis em alto risco– para apresentar os estudos detalhados das respectivas comunidades. Os presidentes de associações receberas celular pelos quais receberão mensagens sobre como proceder em caso de proximidade de chuva.

Paes afirmou que há previsto no PAC 2 R$ 170 milhões para obras de contenção de encostas para a cidade. Em um ano, a prefeitura pretende elaborar os projetos para obter os recursos para as intervenções.

No ano passado já foram retirados, segundo a prefeitura, cerca de 3.000 famílias de áreas de risco –com obras ou reassentamentos. Para este ano, está previsto o atendimento de outras 2.500 residências.

«Esse número [18 mil moradias em alto risco] não quer dizer que as outras não têm risco algum. Qualquer área com declive tem algum risco. Só se eu revogasse a lei da gravidade acabaria esse problema», disse Paes.

 

Fonte:Folha Online

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *