(Português) Confronto entre polícia e moradores de favela deixa 16 feridos nas Filipinas

(Português) Moradores de uma favela em Manila, nas Filipinas, entraram em confronto nesta quinta-feira com os policiais que queriam despejá-los do local ocupado ilegalmente. Ao menos 16 pessoas ficaram feridas, cinco delas gravemente, informou o canal de televisão GMA.

A polícia diz que ao menos um agente foi ferido. Já o porta-voz dos manifestantes, Von Messina, disse que cinco civis sofreram ferimentos graves e dezenas sofreram ferimentos leves.

Equipe de demolição joga pedras em retribuição aos ataques de moradores de favela ilegal em Manila, nas Filipinas

Rolex de la Peña/Efe

Equipe de demolição joga pedras em retribuição aos ataques de moradores de favela ilegal em Manila, nas Filipinas

Segundo as autoridades, os manifestantes formaram uma barricada com pedras e materiais de construção no bairro de Quezon e a avenida EDSA, uma das principais vias de Manila, foi parcialmente fechada.

Os moradores do local lançaram pedras para repelir as equipes de demolição, que devolveram o ataque.

A Agência Nacional de Habitação, proprietária do terreno de 22 hectares que pretende transformar em uma nova área de negócios, ofereceu a cerca de 2.000 famílias da favela uma habitação paga pelo Estado, em uma área mais distante. Messina disse que há ao menos 9.000 famílias no local, que se recusam a se mudar já que o novo local é muito distante do local de seus trabalhos.

O Banco Mundial estima que metade dos habitantes de Manila, ou cerca de 6 milhões de pessoas, vivem em favelas ou áreas pobres, embora os números do governo filipino indiquem «apenas» 2,7 milhões.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *