Obras do novo Verdão já estão na fase de fundações

Cuiabá, 12 de julho de 2010

Vinte máquinas pesadas trabalham atualmente no canteiro de obras do local onde será erguida a Arena Multiuso do Verdão, em Cuiabá, para a Copa de 2014. O lugar onde antigamente ficava o estádio Governador José Fragelli (Verdão) agora é um imenso canteiro de obras com muita poeira e barulho. A Agência Executora das Obras da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa) garante que as obras estão dentro do cronograma previsto.

O antigo Verdão foi totalmente desmontado e demolido. As estruturas que podiam ser reaproveitadas, como a cobertura, cadeiras e iluminação, foram retiradas do local e serão doadas para outros pequenos estádios da região. O que não pôde ser desmontado, como as arquibancadas, foi demolido. Depois da primeira fase de trabalhos, o canteiro de obras agora passa para a etapa da fundação. A previsão do engenheiro Marcelo de Oliveira, assessor técnico da Diretoria de Infraestrutura da Agecopa, é que em até 30 dias serão instaladas as estaca-raíz, estruturas de concreto que servirão de base para a nova construção. “O local está passando pela etapa de movimentação de terra, escavação, para a fundação”, explicou o engenheiro. “Estamos religiosamente dentro do cronograma e esperamos manter esse ritmo”, completou.

 

Agecopa/Divulgação

Equipamentos

Todo o maquinário trabalha simultaneamente no canteiro de obras do Verdão. São máquinas como caminhões, patrols, escavadeiras, pás carregadeiras e esteiras que levantam poeira pelo local onde, meses atrás, ainda era possível ver o gramado do antigo estádio. Marcelo explica que nessa fase da construção não é necessário mobilizar muitos trabalhadores porque as máquinas são as responsáveis pelo serviço pesado. “Com relação a material humano, temos poucas pessoas porque as máquinas são os equipamentos prioritários neste momento. Temos muitos operadores de máquina e topógrafos no local das obras. Teremos mais homens nas próximas fases”.

Depois da fundação começa a etapa de instalação dos pórticos e levantamento da estrutura metálica do novo estádio. Em seguida, até mesmo uma central de pré-moldados será construída dentro do canteiro de obras. Isto servirá para facilitar a instalação de estruturas de pré-moldados que serão utilizadas na Arena Multiuso.

O engenheiro Marcelo de Oliveira lembrou que o período de inverno em Cuiabá é de clima muito seco e as obras podem seguir sem problemas por conta da ausência de chuva. Só deve voltar a chover na cidade a partir de outubro. “Esperamos ter o estádio concluído até dezembro de 2012 para sediarmos jogos da Copa das Confederações no ano seguinte”, concluiu o assessor técnico da Agecopa.

Arena Multiuso

A construção da Arena Multiuso custará em torno de R$ 342 milhões e terá lugares para 43 mil pessoas. Na área do entorno da nova Arena haverá um parque com restaurantes, locais para prática esportiva, área de lazer e um espelho d’água.

Thompson Neto

Fonte: Portal 2014

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *