(Português) Às vésperas da Copa, TV destaca «futebol com armas»

(Português) 12 de maio de 2014

Armas, drogas, futebol e favela. É assim que, a 30 dias da Copa do Mundo, o site da TV árabe Al Jazeera apresenta o Brasil ao mundo. Com o torneio amador da Vila Aliança, favela do Rio de Janeiro, de pano de fundo, eles contam a história do líder do tráfico de drogas local, e como o campeonato é disputado por jogadores com armas pendurada nas costas.

Assim como outros países que têm passado orientações aos torcedores que virão ao Brasil para o Mundial para terem cuidado com assaltos e violência, a história do tráfico de drogas é contada pelo Al Jazeera, bem como a ligação com o futebol. O personagem Padrinho é o «dono» da favela e proprietário do VA Clube. A Copa Vila Aliança foi introduzida na comunidade por Franklin Ferreira, um professor de educação física local.

Nas entrevistas de Ferreira à TV, ele destaca que barrou um jogador que estava com um rifle M16 no meio-campo, e reforça que o que acontece fora das quatro linhas «não é de sua conta». Em fotos, no entanto, alguns jogadores aparecem com armas em punho.

O organizador do evento compara o campeonato à Copa do Mundo, e  diz que apesar da distância não muito longa – 30 km da comunidade até o Estádio do Maracanã, palco da final do Mundial – são poucos os que têm a possibilidade de acompanhar os jogos ao vivo. «Esta é a nossa própria versão pouco disso».

Assim como no futebol profissional, o dinheiro e a influência são importantes para montar os melhores times na Copa Vila Aliança. Padrinho e outros traficantes fazem apostas e recebem investimentos de líderes do comando, e com isso «contratam» os melhores para os times.

Anderson Nascimento é um dos principais jogadores do local. Ele já foi profissional e acabou chamado para o time de Padrinho. Ao Jazeera, ele conta sobre a ajuda que recebe de um dos traficantes mais procurados do Brasil.

«Ele nos dá uniformes, engrenagem. Ele ainda ajuda se eu precisar de remédio para a minha filha, ou se eu estou com pouco dinheiro para o mês. Ele tem a vida dele e eu tenho a minha. Se ele me convidar para tomar uma cerveja, eu vou. Eu não o vejo como um cara ruim. Para mim, ele é apenas um cara normal».

A história de Nascimento, que garante não ter envolvimento com drogas, mostra a dificuldade na vida na favela. Ele conta que teve a casa invadida por policiais durante uma noite por acharem que ele trabalhava para Padrinho. «Eles vieram e me algemaram imediatamente. Um homem negro deitado na cama sem camisa e achavam que eu era um criminoso».

O «emprego» como jogador na Copa Vila Aliança acabou em março, justamente por questões da Copa do Mundo. Para combater a violência, a Secretaria de Segurança instalou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na favela vizinha à Vila Aliança, a Vila Kennedy, e o torneio foi suspenso após troca de tiros entre a polícia e traficantes da região.

 

Fonte: Terra Notícias

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *