Relatora da ONU para problemas de moradia visita Salvador

21 de fevereiro de 2014

por Flavia Maria

Salvador recebe nesta quinta-feira, 20, a visita da urbanista e relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik.

Ela visitará comunidades que denunciam a violação dos seus direitos de moradia, como o Quilombo Rio dos Macacos (Base Naval de Aratu) e Saramandaia, onde três mil famílias têm suas casas ameaçadas pelo projeto da Linha Viva.

Raquel também tem encontro agendado com representantes dos governos municipal e estadual, além da Marinha. Amanhã, ela participa de debate aberto ao público, às 17h, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Repercussão

Segundo a produtora teatral e representante do Movimento Nosso Bairro É 2 de Julho, Ivana Chastinet, a presença da relatora garante maior visibilidade aos problemas de moradia da população mais pobre de Salvador.

A região, segundo Ivana, é vítima de especulação imobiliária. Em novembro de 2013, a prefeitura desapropriou diversos imóveis no entorno do 2 de Julho, sobretudo na ladeira da Preguiça.

“Diante da potência que ela tem no mundo, Raquel precisa ver o que está acontecendo aqui para se tornar a nossa voz. Estamos resistindo, mas precisamos de eco. As nossas denúncias precisam chegar a outros fronts”, disse.

 

Fonte: A Tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *