Relatoria acompanha preparação do Brasil pra Copa do Mundo e Olimpíadas

Em 2013, a relatoria da ONU para o direito à moradia continuou recebendo inúmeras denúncias de violações deste direito relacionadas à preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Em novembro, a relatora Raquel Rolnik visitou a cidade do Recife, a convite do Comitê Popular da Copa local, e pôde ver de perto a situação de famílias que já foram removidas de suas casas ou que estão ameaçadas de remoção. Na ocasião, a relatora também se reuniu com representantes da prefeitura do Recife e do governo do Estado de Pernambuco, chamando a atenção para as denúncias de violações que vem recebendo.

Pela primeira vez, depois de muitas tentativas de diálogo sem retorno, a relatora teve a oportunidade de conversar com representantes da FIFA. A reunião aconteceu em outubro, por solicitação da entidade, e a relatora pôde enfim cobrar responsabilidade pelas violações ao direito à moradia, e aos direitos humanos em geral, que vêm acontecendo no Brasil em decorrência da preparação para o mundial.

Ao longo do ano, a relatora também participou de diversos eventos, como um seminário nacional realizado pelo Observatório das Metrópoles, no Rio de Janeiro, para discutir o tema, além de outras atividades organizadas pelos comitês populares nas diversas cidades-sede.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *