Infraestruturas das Copas: Alemanha, África do Sul e Brasil

08 de janeiro de 2014

Um dos artigos de destaque da Revista Cadernos Metrópole nº 30 avalia se as infraestruturas – estádios e sistemas de transporte – construídas para as Copas da Alemanha, África do Sul e Brasil constituem legado positivo para os países-sede. O trabalho aponta que no caso do Brasil, os investimentos em sistemas de transporte não atendem as reais necessidades da população; e, diferentemente da Alemanha, na África do Sul os estádios estão em grande parte subutilizados e com dificuldade para serem mantidos.

O artigo “Infraestruturas nas Copas do Mundo da Alemanha, África do Sul e Brasil”, de Regina Meyer Branski, Elisa Eroles Freire Nunes, Sérgio Adriano Loureiro, Orlando Fontes Lima Jr , é um dos destaques do Dossiê: “Mobilidade urbana nas metrópoles brasileiras”, da Revista Cadernos Metrópole nº 30.

Resumo

O Brasil sediará, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol: evento mundial que ocorre a cada quatro anos e é responsável pela movimentação de um grande número de pessoas. A preparação para receber a Copa exige do país-sede grandes investimentos em infraestruturas que muitas vezes permanecem subutilizadas após o evento. O objetivo do trabalho é avaliar se as infraestruturas – estádios e sistemas de transporte – construídas para as copas da Alemanha, África do Sul e Brasil constituem legado positivo para os países-sede. A metodologia utilizada foi o estudo de casos desenvolvido a partir de dados secundários. O trabalho mostrou que (1) no caso do Brasil, os investimentos em sistemas de transporte não atendem as reais necessidades das cidades-sede e (2) diferentemente da Alemanha, na África do Sul os estádios estão em grande parte subutilizados e com dificuldade para serem mantidos. As perspectivas para o Brasil também não são boas e há grandes chances de que o país enfrente problemas semelhantes aos da África do Sul.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

 

Fonte: Observatório das Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *