Em São Paulo, incêndio atinge favela sob a ponte Estaiadinha pela 3ª vez desde sábado

18 de novembro de 2013

A favela localizada em um terreno embaixo da ponte Orestes Quércia, conhecida como Estaiadinha, na Marginal Tietê, voltou a ser atingida por um incêndio nesta segunda-feira. O local foi atingido pelo fogo no sábado, o que ocasionou a interdição da ponte, e também no domingo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio desta segunda-feira começou por volta das 18h20. Duas viaturas foram encaminhadas para o local. Por volta das 19h30 o fogo foi extinto e a Defesa Civil acionada.

Por causa do incêndio, duas faixas da pista central da Marginal Tietê, no sentido Ayrton Senna, ficaram interditadas, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).  De acordo com a companhia, o trânsito na via era o pior na cidade às 19h30, com 6,2 quilômetros de lentidão.

Terreno foi alvo de reintegração de posse
O terreno foi alvo de uma ação de reintegração de posse no último sábado, quando moradores fecharam o trânsito na Marginal Tietê. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) paulista, a reintegração de posse foi solicitada pela prefeitura de São Paulo. De acordo com a pasta, cerca de 750 pessoas moravam no terreno, ocupado em julho deste ano.

A SSP afirma que o juiz que autorizou a reintegração do terreno foi informado pela prefeitura que a maioria das pessoas que estão no local já foi cadastrada em um programa de habitação popular e deve ser contemplada em breve.

O local abrigava parte do Clube de Regatas Tietê, que foi desativado no ano passado após a prefeitura, dona do terreno, requisitar a devolução da área. O local também serviu como base para as obras da ponte Governador Orestes Quércia, que liga a avenida do Estado à região de Santana, na zona norte da capital paulista.

Moradores da região já haviam paralisado o trânsito na região em outros protestos, após o anúncio de reintegração do terreno. Depois das manifestações, líderes da comunidade e a prefeitura entraram em acordo e suspenderam, por duas vezes, a reintegração do terreno. A suspensão, porém, foi revogada pela Justiça no último dia 30 de outubro, quando foi expedido um novo mandado.

 

Fonte: Terra Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *