Seminário Nacional Megaeventos: inscrições abertas

O Observatório das Metrópoles abre inscrições para o Seminário Nacional “Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas nas Metrópoles Brasileiras”, que acontece de 10 a 12 de dezembro no Rio de Janeiro. O evento cujo objetivo é apresentar os resultados do monitoramento dos megaeventos esportivos no Brasil e debater o seu legado contará com a participação de Luiz Mario Behnken (Instituto Mais Democracia), o jornalista Juca Kfuri, Ana Luiz Silva (Instituto Ethos), Luana Xavier Pinto Coelho (FNRU), Raquel Rolnik (FAU/USP) e mais convidados internacionais.

Os megaeventos esportivos tem sido objeto de muitas polêmicas. Desde o momento em que foi anunciada a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, a grande imprensa, políticos e diversos analistas têm ressaltado as oportunidades da ampliação dos investimentos nas doze cidades selecionadas para receber esses eventos, destacando principalmente a possibilidade de enfrentamento dos seus problemas, como o da mobilidade urbana e o da recuperação de espaços degradados para a habitação, comércio e turismo. Entretanto, o início das obras preparatórias para a realização da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 tem levantado diversas questões relativas aos impactos das intervenções urbanas sobre essas cidades.

Com o objetivo de avaliar os impactos desses grandes eventos, o Observatório das Metrópoles, com o apoio da FINEP, desenvolve a pesquisa nacional Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas sobre as metrópoles brasileiras. O objetivo desse seminário é discutir os resultados parciais dessa pesquisa no Brasil e estabelecer uma interlocução com estudos internacionais em torno do tema.

Seminário Nacional Metropolização e Megaeventos: Os Impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas nas Metrópoles Brasileiras

10 a 12 de dezembro de 2013

Promoção

Observatório das Metrópoles

Local: Clube de Engenharia

Endereço: Av. Rio Branco 124

Entrada Franca com inscrições limitadas à capacidade do auditório.

Para inscrição, é necessário enviar pedido com Nome completo, Instituição, Telefone e E-mail para: metropolizacaoemegaeventos2013@gmail.com.

Veja a programação completa aqui.

Fonte: Observatório das Metrópoles