Relatório temático apresentado na Assembléia Geral

No dia 25 de outubro, a Relatora Especial apresentou seu relatório anual na 68ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Para ver a apresentação do relatório, clique aqui (a partir de 2 horas e 25 minutos).

Baseado nas conclusões do relatório apresentado na sessão anterior sobre financeirização da produção habitacional, este relatório analisa outras opções de política de moradia: as políticas de aluguel e os arranjos coletivos e cooperativos. Tais opções podem desempenhar um papel fundamental na promoção do gozo do direito à moradia adequada pelas pessoas que vivem em situação de pobreza. Nele, a Relatora pede que se modifique o paradigma das políticas habitacionais, passando da financeirização para a adoção de um enfoque centrado dos direitos humanos. Dentre as recomendações feitas, destaca-se a promoção, pelos Estados, de formas distintas de posse, incluindo aluguéis privados e públicos e posse coletiva.

Para ler o documento em espanhol, clique no botão verde abaixo. Clique aqui para consultar o documento em outros idiomas oficiais da ONU.

Faça o download do arquivo

16 respostas para “Relatório temático apresentado na Assembléia Geral”

  1. comunidade da Vila Autódromo disse:
    No dia 25 de outubro, que a Relatora Especial possa apresentar no seu relatório anual na 68ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. A devastação que o mega evento “OLIMPÍADAS” causa em todo mundo por onde passa REMOVENDO MILHARES DE COMUNIDADE CARENTES POR TODO O MUNDO. No momento a comunidade da VILA AUTÓDROMO É A BOLA DA VEZ (outubro de 2013), uma comunidade situada na zona oeste do Rio de janeiro TITULADA E LEGALIZADA POR GOVERNOS ANTERIORES; vem sofrendo muita pressão por parte do poder público (prefeitura). A olimpíadas 2016 no Rio de janeiro já causou centenas de REMOÇÕES DEIXANDO MILHARES DE FAMÍLIAS DESABRIGADAS e EM LOCAL MUITO INFERIOR ao que moravam antes. contamos com ajuda e o apoio de todos. Saudações comunitárias e solidárias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *