Famílias são despejadas em Belo Jardim, no Agreste de PE

25 de setembro de 2013

Moradores da Fazenda Lagoa do Ouro têm dez dias para deixar o local. Terreno seria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Famílias que moram há dez anos na Fazenda Lagoa do Ouro, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco receberam uma ordem de despejo. Na manhã desta quarta-feira (25), uma equipe do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) esteve no local e, com o apoio da Polícia Militar, demoliu as casas que estavam desocupadas.

O representante do Incra que compareceu ao local disse que não estava autorizado a falar sobre o caso. Ele informou apenas que as famílias têm até o dia 9 de outubro para deixar as casas.

Na semana passada, um oficial de justiça esteve no local para entregar a ordem de despejo. O mandado foi expedido pela Justiça Federal. Pelo texto, o terreno de 186 hectares pertence ao Incra e seria destinado à reforma agrária e a preservação ambiental. Os agricultores que vivem no local teriam invadido ilegalmente as terras.

Segundo o agricultor Cícero da Silva, os moradores foram informados que os lotes tinham sido desapropriados. “O que falaram para a gente é que aqui era uma área molhada e que o governo tinha pago 45 hectares ao dono para que o pequeno agricultor pudesse trabalhar e pescar na beira do rio”, explica.  O Agricultor também afirma que alguns dos lotes foram pagos, mas outros não.

De acordo com o agricultor John Lenos, as famílias não têm para onde ir. “Nós vivemos da pescaria e não sabemos fazer outra coisa. Para onde a gente vai com as crianças?”, indaga.

A Secretaria de Comunicação da prefeitura de Belo Jardim informou que até o momento nenhuma família procurou a prefeitura para pedir ajuda.