PF cumpre ordem de despejo do Edifício Palmares em Alagoas

23 de setembro de 2013

O grupo de sem-teto que estava desde julho no Edifício Palmares, no Centro de Maceió, foi retirado do local por determinação judicial expedida pela Justiça Federal. A execução do mandado de reintegração de posse ocorre na manhã desta segunda-feira, 23, e está sendo cumprida por agentes da Polícia Federal e militares lotados no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).

As famílias foram informadas da execução do mandado de despejo na noite deste domingo (22), e, de acordo com o coordenador do movimento que acompanha as famílias, Marcos Antonio, o Marrom, partes delas ocuparam o Edifício Ari Pitombo e as demais foram para a ocupação às margens da Avenida Márcio Canuto.

Segundo Marrom, a execução está sendo realizada de forma pacífica, sem qualquer enfrentamento. “Isso porque há agentes da Polícia Federal acompanhando a reintegração de posse, se não fosse isso, os militares estariam agressivos”, enfatizou.

Ele destacou ainda que as negociações com a Prefeitura de Maceió estão acontecendo e que as famílias têm boa expectativa. Segundo ele, as obras no Conjunto Parques dos Caetés, na parte alta da cidade, já foram iniciadas e em um prazo de 24 meses as moradias serão entregues.

“O único problema é onde alojar estas famílias que estão desabrigadas”, enfatizou Marrom, destacando que as ocupações continuaram e com o desenrolar das reintegrações de posse outros prédios públicos serão ocupados. “Mas enquanto isso vamos dividindo as equipes e umas famílias vão para o Ari Pitombo, onde funciona também o INSS, e outra parte para a Avenida Márcio Canuto”, enfatizou.

Marrom ainda relembrou da primeira saída, segundo ele, que seria pacifica e negociada. Segundo ele, no mês passado, o INSS acordou disponibilizar transportes para as famílias se deslocarem para a Avenida Márcio Canuto. “Eles mesmo quebraram o acordo, passamos a noite colocando as coisas nos caminhões e foram eles que descumpriram com o combinado. Então vamos pra outro prédio deles”, destacou.

Relembre o caso

As famílias que até então ocupavam o Edifício Palmares e agora ocupam o Edifício Ari Pitombo, ambos do INSS, são remanescentes de uma ocupação de um terreno particular no bairro da Santa Lúcia. Em julho, Cerca de 250 homens da Polícia Militar, entre eles Bope, Radipatrulha, Cavalaria, e batalhões de área, cumpriram a ordem de reintegração de posse. O terreno pertence à Construtora Lima Araújo e foi ocupado desde o dia 27 de maio.

 

Fonte: Alagoas 24 Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *