Copa do Mundo: um legado social positivo?

02 de setembro de 2013

Sindicatos das cidades-sede debaterão o tema em Cuiabá

Copa do Mundo: legado social positivo?  Para responder a esta incômoda pergunta, nos dias 4 e 5 de setembro, Cuiabá receberá o “Encontro Campanha Copa 2014”, um amplo debate sobre os reflexos sociais e econômicos da Copa sobre a vida dos trabalhadores e seu legado para a população em geral. O evento reunirá sindicatos de trabalhadores das 12 cidades-sede e contará com a presença do pesquisador do Dieese, Jose Silvestre Prado de Oliveira (SP).

O encontro é organizado pela Federação Internacional dos Trabalhadores  da Construção e do Mobiliário (ICM), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT).

A programação acontecerá na sede do SINTRAICCCM, no centro de Cuiabá, e começará no dia 4, às 8 h, com a mesa redonda “Megaeventos esportivos, o setor da construção civil e o trabalho decente”, com palestra dos diretores da ICM. Às 9h30, os sindicatos participarão da mesa redonda “A Copa do Mundo em Cuiabá, um legado social positivo?”, onde serão apresentadas as experiências e a realidade de cada uma das cidades-sede.

Em seguida, será exibido o vídeo sobre a “Campanha pelo Trabalho Decente para e além da Copa do Mundo 2014”. Às 14h30, o grupo segue para visita às obras da Arena Pantanal.

No dia 5 (quinta), a programação começa com apresentação das ações na Plenária na Câmara Municipal de Cuiabá, às 8 h., seguida de reunião com sindicatos das cidades-sede para avaliação das ações e planejamento, na sede do SINTRAICCCM.

A Campanha

O “Encontro Campanha Copa 2014” faz parte da “Campanha pelo Trabalho Decente para e além da Copa do Mundo 2014”, que começou como uma iniciativa organizada pelos sindicatos do setor da construção brasileiros e a ICM com o objetivo de garantir o cumprimento da agenda de Trabalho Decente com base nos princípios da OIT nos preparativos para a Copa de 2014 no Brasil.

Desde 2010, diversas atividades têm sido organizadas pelos sindicatos de construção brasileiros filiados a cinco diferentes centrais sindicais em que elas têm sido desenvolvidas não apenas para as organizações que representam os trabalhadores das cidades-sede, mas também aqueles que estão em outras cidades.

A força motora da Campanha é a Copa do Mundo de 2014, mas ela se desenvolveu para muito além dos estádios, em reuniões com os governos locais, visitas a estádios, assembleias juntos a trabalhadores e o esforço para se chegar a um acordo sobre a Pauta Nacional Unificada para o setor da construção.

Um documento de consenso consolidou as demandas e, em 6 de Março 2012, foi entregue em Brasília, para as organizações patronais e governo federal. O vídeo é um reforço da mensagem de Trabalho Decente e foi produzido em conjunto com o Instituto Observatório Social (IOS), do Brasil, com o apoio da Federação Nórdica de Trabalhadores da Construção e da Madeira (NBTF).

Sindicalistas que estarão presentes:

– Norival Riesz Scaglione – Sindicato dos Trabalhadores nas Ind. Fabricantes de Peças e Pré-Fabricados em Concreto do Est. de S. Paulo (Sindpresp)

– Luiz Carlos José de Queiroz – Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira filiados à CUT (Conticom)

– Ademar Vital Araujo – Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do EStado de São Paulo (Feticom-SP)

– Raimundo Ribeiro Santos Filho – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do Paraná (Sintrapav-PR)

– Virley Alves Santos – Sindicato dos  Trabalhadores na Construção Civil do Espírito Santo (Sintraconst-ES)

– Adalberto Souza Galvão –  Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e Pesada da Bahia (Sintepav-BA)

– Gelson Santana – Sindicato dos Trabalhadores na Construção de Porto Alegre (STIC-POA)

– Nilson Duarte Costa – Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Rio de Janeiro (Sitraicp-Rio de Janeiro)

– Antônio Barros França – Federação dos Trabalhadores na Construção do Paraná

– Raimundo Nonato Gomes   (Construção Pesada do Ceará)

– Edgar de Paula Viana – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Brasília

– Domingos de Oliveira Davide (Construção Civil de Curitiba)

Veja a programação completa

4 de setembro

7: 30 – Registro dos participantes

8 h- Abertura do evento apresentação do programa e metodologia

8h30 – Mesa-redonda “Megaeventos esportivos, o setor da construção civil e o trabalho decente”, seguida de debate

9h30 – Mesa-redonda “A Copa do Mundo em Cuiabá, um legado social positivo?”, seguida de debate

11 h – Apresentação do vídeo

12 h – Almoço

14h30 – Visita à Arena Pantanal

17 h – Encerramento

19 h – Jantar de confraternização

05 de setembro

8 h – Plenária na Câmara Municipal de Cuiabá

10h30 – Reunião com sindicatos da campanha – avaliação da campanha, próximos passos e encaminhamentos

14h30 – Encerramento

 

Serviço:

Encontro Campanha Copa 2014”

Data: 4 e 5 de setembro de 2013

Horário: à partir das 8 h

Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios, av. Isaac Póvoas, 1191 (em frente à Tropical Pneus)/ Câmara Municipal de Cuiabá/ Arena Pantanal.

 

Fonte: Agência de Comunicação Popular (ACP), por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *