(Português) Seminário Megaeventos no Recife: primeira «smart city» da América Latina

(Português) 28 de agosto de 2013

O Observatório das Metrópoles promove, nos dias 29 e 30 de agosto, o primeiro encontro do ciclo de seminários regionais “Metropolização e Megaeventos: impactos da Copa do Mundo de 2014” com o objetivo de apresentar as principais transformações que estão ocorrendo nas cidades brasileiras que sediarão o mundial da Fifa. Em parceria com o Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Socioambientais, serão analisados os impactos dos megaeventos em Recife: da nova configuração urbana a partir dos eixos mobilidade, moradia e meio ambiente; passando pelo discurso desenvolvimentista e o direito à cidade; até as parcerias público privadas para a consolidação da primeira “smart city” da América Latina.

Os megaeventos esportivos têm sido objeto de muitas polêmicas. Desde o momento em que foi anunciada a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, a grande imprensa, políticos e diversos analistas têm ressaltado as oportunidades da ampliação dos investimentos nas doze cidades selecionadas para receber esses eventos, destacando principalmente a possibilidade de enfrentamento dos seus problemas, como o da mobilidade urbana e o da recuperação de espaços degradados para a habitação, comércio e turismo, como é o caso da área central do Rio de Janeiro. Entretanto, o início das obras preparatórias para a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas 2016 tem levantado diversas questões relativas aos impactos das intervenções urbanas sobre essas cidades.

O Observatório das Metrópoles, com o apoio da Finep, tem investigado e monitorado os impactos dos megaeventos no Brasil a partir do projeto “Metropolização e megaeventos”, tomando por base uma metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa, com a observação e análise do contexto atual da preparação brasileira para a Copa do Mundo e Olimpíadas, aliada à comparação com experiências anteriores tanto no Brasil (XV Jogos Pan-Americanos em 2007) quanto em outros países, a partir de revisão bibliográfica e da utilização de fontes primárias, de maneira a fomentar uma postura crítica frente aos processos sociais verificados. Para a realização da análise, os pesquisadores utilizam quatro eixos estreitamente ligados à inserção da população nos seguintes contextos de transformações territoriais, a saber: (1) Desenvolvimento Econômico; (2) Equipamentos e Serviços Urbanos Sociais; (3) Moradia e Dinâmica Urbana e Ambiental; e (4) Governança Urbana e Metropolitana.

Ademais, a equipe do Observatório das Metrópoles tem dado suporte e apoio aos movimentos sociais e Comitês Populares da Copa e Olimpíadas a fim de gerar documentos e materiais de monitoramento das transformações das cidades-sede no contexto dos megaeventos. Um dos destaques é o relatório “Violações dos Direitos Humanos no Rio”.

O segundo encontro do ciclo de seminários “Metropolização e Megaeventos” acontece no Rio de Janeiro, nos dias 04 e 05 de setembro, com a participação do Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas.

Veja a programação completa aqui.

 

Fonte: Observatório das Metrópoles

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *