(Português) Ocupações do Graja Resistem!

(Português) 27 de agosto de 2013

Hoje membros de cinco ocupações do Grajaú (Recanto da Vitória, Jd. da Luta, Jd. da União, Anchieta e Moraes Prado) e outros manifestantes se reuniram no campão da Bola Branca bem cedo e seguimos em marcha pela Av. Dona Belmira Marin. O protesto foi parando em vários pontos para passar o recado e mostrar as reivindicações à população do Grajaú.

Manifestamos nosso repúdio ao despejo que ocorreu na última sexta-feira ,na ocupação Jd. da União, num terreno da Prefeitura de São Paulo (destinado à moradia social há muitos anos), localizada no Itajaí. Também protestamos contra os processos de reintegrações de posse da Ocupação Recanto da Vitória e do Anchieta, e para dizer que as declarações da Prefeitura de São Paulo sobre as ocupações não procedem. Não somos oportunistas, não queremos “furar a fila” dos cadastros nos programas habitacionais, até porque muitas das famílias ocupantes já estão cadastradas há mais de duas décadas nas imensas listas da Cohab e CDHU. Cabe repetir: nossa reivindicação é mais do que legítima, e a solução não virá com repressão, mas com investimentos que garantam as moradias às famílias ocupantes, nos terrenos ocupados.

Decidimos em assembleia parar a entrada do terminal Grajaú e depois seguir para a Subprefeitura, travando por um tempo a avenida Teotônio Vilela, na altura do Passa Rápido do Rio Bonito. Ao chegar na Subprefeitura, fomos recebidos com insultos e ameaças por parte de funcionários, e fomos intimidados por membros da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Depois de muita confusão, a Subprefeita ouviu as reivindicações, assim como as denúncias de abusos e agressões, tantos nas ocupações, quanto na chegada à subprefeitura. Infelizmente não saímos com nenhuma resposta concreta, mas fizemos um ato bem bonito, e voltamos às ocupações com o compromisso de insistir na luta, que é o único caminho para conseguirmos nossas moradias, e muitas outras coisas que necessitamos.

 

Fonte: Rede Extremo Sul

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *