17 de julho de 2013
As famílias ocupam as escadarias do prédio do Ministério da Fazenda, no Centro do Rio
Cerca 50 pessoas, moradores das comunidades do Horto, Vila Autódromo e do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, fazem vigília na porta do Ministério da Fazenda – Av. Presidente Antônio Carlos, 375. O ato começou após reunião entre as famílias e a superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) Marina Esteves.
Na reunião, os moradores reivindicaram a revisão da decisão da comissão interministerial, com manutenção das famílias que moram no Horto, e implementação do projeto de regularização fundiária construído pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e SPU, em 2010. Exigiram a destinação de quatro prédios do INSS que estão abandonados no Centro do Rio para moradia de interesse social e a implementação do Plano Popular de Urbanização da Vila Autódromo, construido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da UFRJ.
As famílias permanecerão nas escadarias do prédio até amanhã, dia 18, a fim de incidir na reunião que ocorrerá em Brasília na Casa Civil da presidência da Republica, com o ministro Gilberto Carvalho e Movimentos Sociais a nível nacional que reivindicam a moradia e a regularização fundiária, entre eles, MNLM (Movimento Nacional de Luta por Moradia), CMP (Central de Movimentos Populares), União Nacional de Moradia Popular e Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores).
Também está em tramitação na Câmara um projeto de lei que visa a alteração do Código do Processo Civil. Umas das exigências dos Movimentos é que as liminares de reintegração de posse só possam ser concedidas nos casos que for comprovado categoricamente a função social da propriedade.
Veja mais fotos aqui.
Fonte: Pela Moradia
Deixe um comentário