Seminário discute “Copa do Mundo e Violação do Direito Humano à Moradia”

09 de julho de 2013

Comunidade Trilha do Senhor, Aldeota. Foto: Luana Lima.

Nesta quarta-feira, 10 de julho, às 18h30, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), será dado continuidade ao Ciclo de Seminários Temáticos com a mesa temática: “Copa do Mundo e Violação do Direito Humano à Moradia”. Esta segunda mesa contará com a colaboração da advogada e integrante do Coletivo Flor de Urucum e do Comitê Popular da Copa, Talita Furtado, além de diversos relatos de moradores das comunidades atingidas pelas obras da Copa em Fortaleza. Até o momento estão confirmadas as comunidades: Don Oscar Romero, São Vicente de Paula, Rio Pardo, Jangadeiro, Mucuripe, Pio XII, João XXIII, Caminho das Flores, Lauro Vieira Chaves, Trilhas do Senhor, Vila União, Serviluz e Poço da Draga.

As reflexões que o Ciclo de Seminários se propõe a fazer não poderiam ocorrer em um momento mais oportuno, no qual milhões de cidadãos estão indo às ruas se manifestar por diversos motivos. Dentre eles, um dos temas mais polêmicos têm sido justamente a realização dos chamados Megaeventos Esportivos: da Copa das Confederações, da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas, em nosso país.

Os seminários ocorrerão sempre no Auditório da Reitoria da UFC, das 18h30 às 21h30.

Programação completa:
Mesa 1 – 26/06 – Megaeventos esportivos e mudanças na legislação brasileira
Mesa 2 – 10/07 – Copa do Mundo e violação do direito humano à moradia
Mesa 3 – 24/07 – Impactos das despesas com a Copa para o orçamento público de Fortaleza e do Ceará
Mesa 4 – 31/07 – Planejamento urbano e a Copa do Mundo em Fortaleza

Inscrições:
As inscrições serão realizadas pelo formulário eletrônico (http://bit.ly/12RKEBj) ou através do e-mail nucleourbano.opp.ufc@gmail.com. Basta enviar uma mensagem com o título – Inscrição Ciclo de Seminários – constando as seguintes informações: nome completo, profissão, instituição ou movimento, email de preferência e telefone para contato. A inscrição dá direito a um certificado de 16h emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC. (Será exigida participação mínima em 3 das 4 mesas). As inscrições se encerram no dia 10 de julho.

Mais informações no Blog do OPP-UFC. O evento é uma realização do OPP/UFC.

 

Fonte: Blog Cidade – Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *