Relatora realiza atividades sobre segurança da posse no Brasil e na Europa – Boletim nº 36

No âmbito do projeto Segurança da Posse, a relatoria da ONU para o Direito à Moradia Adequada realizou mais uma consulta, no dia 17 de junho, desta vez em São Paulo, com foco na experiência brasileira. Além disso, a relatora Raquel Rolnik acaba de participar, em Genebra, de duas mesas redondas relacionadas ao projeto: a primeira, no dia 26 de junho, teve como foco os desafios relacionados à segurança da posse na Europa hoje; a segunda foi organizada pelo Conselho Norueguês de Refugiados (NRC) e Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, nos dias 27 e 28, reunindo doadores e organizações humanitárias para discutir o tema.
A relatora participou ainda de um evento de dois dias promovido pelo Cecodhas (Federação europeia de habitação pública, cooperativa e social), que discutiu os desafios colocados para a garantia do acesso à moradia adequada diante das recentes mudanças sociais na Europa. Leia também neste boletim os resultados da missão à Indonésia, realizada entre os dias 30 de maio e 11 de junho.

 

www.direitoamoradia.org

 

* Mesas-redondas
A mesa redonda europeia sobre segurança da posse contou com a participação de movimentos e organizações da sociedade civil de países como Espanha, Portugal, Turquia, Irlanda e outros. Clique aqui para saber mais. Na mesa redonda com organizações humanitárias e doadores, os participantes compartilharam suas experiências relacionadas à segurança da posse em situações de reconstrução pós-conflitos e pós-desastres naturais. Saiba mais.

* Consulta brasileira
No dia 17 de junho, em São Paulo, participaram da consulta sobre segurança da posse cerca de 30 pessoas, de diferentes regiões do país, entre representantes do governo, academia, movimentos sociais e ONGs que atuam em assessoria técnica e jurídica a comunidades urbanas. Leia mais.

* Missão Indonésia
Ao final de duas semanas de visita oficial à Indonésia, a relatora Raquel Rolnik participou de coletiva da imprensa na qual apresentou suas observações preliminares sobre a missão. Clique aqui para saber mais.

 

Este boletim é um projeto da Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada e contém informações não oficiais. Relatora (desde maio de 2008) – Raquel Rolnik
Se você ainda não está cadastrado e deseja receber este boletim, acesse nosso site e cadastre-se.
Para entrar em contato: contato@direitoamoradia.org
Twitter: @adequatehousing / Facebook: www.facebook.com/righttohousing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *