Relatoria realiza mesa redonda sobre segurança da posse na Europa

No dia 26 de junho, a relatora Raquel Rolnik realizou no Palais Wilson, sede do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça, uma mesa redonda sobre segurança da posse com representantes de movimentos e organizações da sociedade civil de diversos países europeus, como Espanha, Portugal, França, Irlanda do Norte e Turquia.

O encontro buscou identificar os principais desafios para a garantia da segurança da posse da população pobre da Europa, especialmente neste contexto de crise; analisar a efetividade das políticas e práticas que vêm sendo implementadas para fortalecer a segurança da posse; discutir as causas da insegurança da posse relacionada à implantação de políticas públicas que desconsideram as diferentes formas de posse existentes na região; e apontar recomendações de políticas, práticas e legislações que têm sido eficazes no enfrentamento dos desafios encontrados.

Essa mesa redonda, que fecha um ciclo de eventos promovidos pela relatoria, faz parte do projeto Segurança da Posse, que vem sendo desenvolvido desde 2012. Entre os meses de maio e junho, foram realizadas também consultas regionais em Quito, no Equador; em Johanesburgo, na África do Sul; e em São Paulo, no Brasil. Os resultados de todos estes eventos servirão de subsídio à elaboração de orientações (guidelines) sobre o tema que serão apresentadas ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *