Largo do Tanque: Demolição em Imagens

25 de fevereiro de 2013

Moradores do Largo do Tanque sofrem remoções forçadas e assistem a demolição de suas casas na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para dar espaço a auto estrada e BRT Transcarioca, cuja trajetória final ainda é desconhecida pela população.

Em menos de duas semanas, 54 casas foram demolidas e centenas de moradores tiveram que se virar sem apoio. Marretas e tratores derrubavam casas negociadas aos olhos dos vizinhos, em suas portas, que ainda não haviam resolvido a sua situação com as autoridades.

O assessor da Prefeitura enviado para lidar com as negociações disse aos moradores para não falarem um com os outros ou procurar aconselhamento jurídico, caso contrário ele iria reduzir a oferta de indenização. A pressão psicológica foi esmagadora, muitos moradores sucumbindo as táticas de terror concordaram com as compensações incrivelmente baixas, tão baixo como R$7000. A maioria dos moradores com quem falamos não puderam dar-se ao luxo de comprar nem mesmo um pequeno terreno com as quantidades dadas como compensação e serão obrigados a alugar quitinetes, de menos de 20 m².

A legislação brasileira deve proteger esses moradores, que haviam construído suas casas ao longo de mais de 5 anos. Conforme estabelecido na Constituição Brasileira, e de acordo com a legislação local (Lei Orgânica Municipal), a duração de vida dos residentes na área deu-lhes direitos legais sobre as casas, enquanto a compensação deve permitir-lhes a ter uma situação igual em outro lugar. Nada disso foi respeitado.

Todas as fotos foram retiradas do site Rio on Watch, feitas por Lianne Milton.

Pertences Deixados para Trás

Com um prazo de horas dadas pelas autoridades da Prefeitura para que os moradores deixassem suas casas, muitos pertences foram deixados para trás. Um ex-morador nos contou a história de como a demolição começou enquanto ele foi buscar o cheque de indenização no Centro da cidade.

O Trabalho de Marretas

Marretas são utilizadas por trabalhadores para “inviabilizar” as casas.

A Mudança

Um morador que já negociou a indenização tem apenas horas para remover suas coisas antes que o trator comece a trabalhar.

Para mais fotos, clique aqui.

 

Fonte: Rio on Watch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *