Moradores do horto, no Rio, fazem manifestação contra despejo

01 de abril de 2014

Moradores da comunidade do Horto, dentro do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, fizeram um protesto nesta segunda-feira, na porta do prédio do Ministério Público, no Centro, contra a desocupação de suas casas. A Justiça Federal determinou que os moradores devem deixar o local até esta quarta-feira, às 9h.

Os manifestantes, no entanto, alegam que as casas estão no local há mais de um século e sempre com a autorização da administração do Jardim Botânico.

História da comunidade

A ocupação da área do Horto Florestal, hoje pertencente à União Federal, data do ano de 1808, quando o então Rei Dom João VI desapropriou o Engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, que funcionava no local, para a construção de uma fábrica de pólvora.

Em 1811, foram erguidas vilas para a instalação dos trabalhadores da fábrica, em virtude de o local ser considerado de difícil acesso. Com a transferência da fábrica para Raiz da Serra, aos pés da serra de Petrópolis, na Região Serrana, a área foi desmembrada e alienada. Com isso, muitas casas de antigos funcionários foram cedidas, já no século 20, a funcionários do Jardim Botânico.

 

Fonte: O Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *