(Português) PM usa bombas de efeito moral em reintegração de posse em SP

(Português) 26 de março de 2013

Terreno de 130 mil metros quadrados fica no Jardim Iguatemi. Tropa de Choque avançou para mandado judicial, nesta terça-feira (26).

Polícia cumpre reintegração de posse na manhã desta terça-feira (26), na Avenida Bento Guelf em Iguatemi, Zona Leste de São Paulo (Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A Polícia Militar usou bombas de efeito moral para dispersar moradores e cumprir o mandado judicial de reintegração de posse na Zona Leste de São Paulo, na manhã desta terça-feira (26). O terreno de 130 mil metros quadrados fica na Avenida Bento Guelfi, no Jardim Iguatemi.

No começo da manhã, os moradores ficaram perfilados, formando um cordão de isolamento. A Tropa de Choque entrou no terreno e usou bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes. Há relatos de ao menos dois feridos.

Houve correria nas ruas próximas. Um ônibus chegou a dar ré na Avenida Bento Guelfi na tentativa de evitar confusão. Pouco depois das 10h30, moradores começaram a retirar seus pertences.

Cerca de 130 policiais militares da Tropa de Choque participam da ação. A tropa se dividiu em pelo menos três frentes. Além do Choque, também foram mobilizados homens do batalhão da PM da região, da Força Tática, do Policiamento de Trânsito, dos Bombeiros e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Por volta das 9h45, os moradores se refugiavam nas casas para escapar das bombas de efeito moral e do spray de pimenta lançados, de acordo com a Rádio CBN. A estimativa da Polícia Militar é que 1.700 pessoas habitem no terreno.

Há cerca de um ano, 800 casas de alvenaria começaram a ser construídas no local. Quando a área foi invadida, os moradores pensaram se tratar de um terreno da Prefeitura de São Paulo. No entanto, o proprietário conseguiu na Justiça o direito de retomar a posse.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o processo de reintegração de posse foi movido pelo dono do terreno, Heraclides Batalha de Camargo Filho, contra a Sociedade Amigos do Jardim Alto Alegre. Ao SPTV, o proprietário disse que tenta negociar desde o ano passado. “Eles são invasores. Invadiram a minha terra”, afirmou.

Os advogados das partes foram procurados pelo G1, mas até as 11h30 não comentaram o assunto.

 

Fonte: G1

Clique aqui para ver as fotos da reintegração no site G1.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *