Sem-teto pressiona, e CDHU promete retomar obras de conjunto em Taboão

21 de março de 2013

Após ocupação de prédio da companhia no centro de São Paulo, movimento obtém garantia do governo estadual; acordo será assinado amanhã

O Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) obteve hoje (21) da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) o compromisso de retomada das obras do conjunto habitacional Jardim Salete, em Taboão da Serra, na grande São Paulo. Segundo a coordenadora estadual do MTST, Helena Santos, o compromisso foi assumido pelo presidente da CDHU, Antonio Carlos Amaral Filho, em uma reunião realizada durante a manhã. Ele recebeu o movimento depois que cerca de mil manifestantes ocuparam a sede da Secretaria de Habitação e da CDHU, no centro de São Paulo. O prédio foi liberado após a reunião.

De acordo com Helena, as obras do Jardim Salete já tinham sido iniciadas, mas foram suspensas devido à falta de assinatura de um acordo entre a CDHU e a construtora. O movimento reivindica também a renovação do auxílio aluguel dos moradores de outro bairro em Taboão da Serra. Os dois acordos serão assinados amanhã.

Em nota, a CDHU disse que “não houve e nem haverá, em hipótese alguma, descumprimento dos acordos firmados”. Sobre a renovação do aluguel social, o órgão diz que dependia do recebimento de documentação do município envolvido, “fato que já havia sido resolvido na data de ontem”.

Segundo o texto, o secretário-adjunto da Habitação, Marcos Penido, assegurou ontem aos manifestantes que a assinatura dos contratos aconteceria em dois dias. “Porém, lamentavelmente acorreu na data de hoje a ocupação tumultuada”, diz o texto.

De acordo com o órgão, trata-se de um modelo inédito de construção de moradias sociais, que envolve os governos federal e estadual, além do próprio movimento. A nota lembra que o MTST é atendido pela CDHU em projetos habitacionais nos municípios de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, além receber do auxílio-moradia até o atendimento habitacional definitivo.

O MTST informou que esta programando novas manifestações para negociar programas habitacionais no ABC e nos municípios de Sumaré e Hortolândia.

 

Fonte: Rede Brasil Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *